WebNet

WebNet

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Sagrima Paga Parte da Dívida de Agricultores

Na foto: Tadeu Lima, presidente da Agerp
O Governo do Estado, por meio da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), efetuou nesta segunda-feira (28) o pagamento de R$ 927.668,99, que equivale a 1% da dívida de agricultores familiares que acessaram o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) nas agências do Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

De acordo com o secretário de Agricultura, Afonso Ribeiro, a medida tira os agricultores da lista de inadimplentes e os deixam aptos a renegociar suas dívidas com os agentes financeiros. Cerca de 174 municípios que estavam bloqueados para recebimento de novos recursos do Pronaf, podem oferecer financiamentos para novos agricultores familiares.

Muitos agricultores alegavam que tinham dificuldade para renegociar suas dívidas porque não tinham esse dinheiro que o governo estadual depositou. Com o pagamento de parte da dívida, o estado do Maranhão vai abrir a possibilidade de atrair novos recursos em torno de R$ 120 milhões para o Pronaf em 2010”, explicou o superintendente do Banco do Nordeste, Francisco José de Moraes Alves.

Assistência
O presidente da Agerp, Tadeu Lima (foto), disse que o órgão irá intensificar a assistência técnica aos agricultores. “Iremos dar todo o apoio necessário para que eles possam ter condições de honrar os compromissos assumidos com os bancos”, afirmou.

O prazo para o renegociamento da dívida dos agricultores inadimplentes também foi prorrogado para até o dia 30 de maio de 2010.
Ascom/Divulgação

Arquivo do blog