WebNet

WebNet

sábado, 14 de novembro de 2009

Merendeiras Terceirizadas Reivindicam 3 Meses de Atraso de seus Vencimentos de Valor Irrisório de R$ 80/Mês

Dezenas de trabalhadoras terceirizadas do setor de merendeiras da Secretaria Municipal de Educação ligados à Prefeitura de Chapadinha estão com salários atrasados. Estariam sem receber há três meses, apesar de atuarem em uma área importante como escolas públicas.
Os profissionais de escolas públicas estiveram concentrados na Praça Cel. Luís Vieira, no Centro de Chapadinha, para manifestar a indignação contra o poder público municipal pelo abandono de unidades onde deixaram de trabalhar depois dos atrasos. Uma dessas funcionárias, que pediu para não ser identificada com medo de represálias, atua no setor de merendeira como terceirizada e que há três meses está sem receber seus vencimentos, disse ter deixado de ir à escola onde trabalha e não sabe mais o que fazer para sustentar a casa com três filhos. "Mas não dá para sobreviver depois de tantos meses de atraso", disse a mãe de família desesperada. Como solução para o problema, ela acredita ser necessária mais organização do poder público no fluxo de caixa para evitar a suspensão dos serviços. "É um efeito cascata: o poder público não paga, e os trabalhadores deixam de prestar o serviço".

Cada um desses servidores recebem por mês R$ 80,00 (oitenta reais), onde deveria, por lei, receberem um salário mínimo cada, e estão sem receber pagamento há três meses, e por esta razão cruzaram os braços e paralisaram suas atividades na zona rural do município.

As perguntas que não querem calar: Será que a Prefeitura Municipal de Chapadinha repassa à essa cooperativa um salário mínimo ou os irrisórios 80 reais? De quanto será o contrato da Prefeitura Municipal de Chapadinha com essa cooperativa do município de Aquiráz/CE? E por que esse contrato com uma empresa de outro estado, no caso, do Ceará, e não do nosso estado ou município? Será que houve licitação legal para esta cooperativa executar esse tipo de trabalho?

Na sexta-feira (dia 6/11), as servidoras se aglomeraram em frente ao Chapadinhense Hotel, local onde foi acertado para efetuar o pagamento, reivindicando o pagamento dos salários atrasados. Uma cooperativa proveniente do estado do Ceará, contratada pela Prefeitura Municipal de Chapadinha efetuou o pagamento referente apenas a um mês, dos três em atraso.

A cooperativa foi aberta dia 08 de janeiro de 2009. Muita coincidência.

Arquivo do blog