WebNet

WebNet

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

BRASIL | Com 'Bandeira Vermelha' Conta de Luz Terá Cobrança Extra a Partir Desta Terça (1º/Dez.), Decide Aneel

Em maio, agência anunciou que não haveria cobrança extra
em 2020 em razão da pandemia, mas decisão foi revogada.
Serão cobrados R$ 6,24 a mais a cada 100 kWh consumidos.

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 1º.Dezembro.2020


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira (30/Nov.) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º/Dez.).

Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência (veja na imagem mais abaixo).

Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na reunião desta segunda-feira, contudo, a agência decidiu revogar a decisão e aplicar a bandeira vermelha patamar 2.

Motivo da cobrança extra

Segundo o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, o despacho de maio foi revogado porque o Brasil voltou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia.

No entanto, conforme a Aneel, a oferta de energia está comprometida em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Desta forma, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão.

"Essa condição de oferta adversa, somada à tendência de recuperação de carga da energia aos patamares pré-crise, são indícios concretos de que o mecanismo das bandeiras já merece ser restabelecido e a curto prazo", afirmou o relator.

Publicidade

Acionamento de térmicas

Em outubro, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou o acionamento de termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. A medida costuma ser adotada quando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas está abaixo do recomendado.

Só que a energia gerada por térmicas sai mais cara para o consumidor. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, defende que a alternativa seja economizar:

"É importante dar um sinal ao consumidor de que a geração no país está cara pelo fato de estar sendo atendida por termelétricas, então é importante para o consumidor evitar desperdício de água e de energia", disse Pepitone.

Os 'vilões' da conta de luz

À CNN Brasil, a economista Juliana Inhasz explicou que o aumento da tarifa acontece por causa de uma redução nos reservatórios das hidreléticas do país. "Isso faz com que a produção de energia elétrica fique mais custosa porque uma parte dessa energia está sendo suprida pelas termoelétricas, que têm custo muito mais alto", disse.

Outro fator, destacou a especialista, é o elevado consumo por parte dos consumidores — muitos, ainda trabalhando em regime home office por causa da pandemia. "As pessoas passaram a trabalhar dentro de casa, então é muito mais confortável permanecer o dia inteiro com o ar-condicionado ligado e deixar as luzes ligadas em cômodos que não estão sendo usados. Hoje, esse consumidor é uma peça muito importante."

Juliana destacou quais são os principais aparelhos e eletrodomésticos que fazem a conta de luz subir.

"Os grandes vilões do consumo da energia elétrica são os aparelhos que mexem com a temperatura: chuveiro, secador de cabelo e ar-condicionado. Eles geram bastante consumo e são esses que devemos ter muita atenção", destacou.

Por isso, a economista reforçou algumas dicas para evitar o desperdício que refletirá em uma conta mais cara:

- Tome banhos rápidos e na temperatura adequada para a estação do ano;

- Evite usar o ar-condicionado com janelas e portas abertas;

- Evite deixar luzes acesas em cômodos vazios, principalmente o dia inteiro;

- Compre aparelhos com identificação de consumo reduzido;

- Tire da tomada aparelhos que são usados por curtos períodos (ex.: micro-ondas, televisão, luminárias).


Publicidade


Arquivo do blog