terça-feira, 8 de setembro de 2020

URE/Chapadinha: Ensino Não Presencial em Tempos de Pandemia Chega aos Estudantes do 1º ao 3º Ano (Ensino Médio)


Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 8.Setembro.2020


Com o fechamento de escolas para conter a disseminação do coronavírus (COVID-19), redes públicas de todo o país começaram debater medidas para minimizar os danos aos estudantes durante o período de suspensão das aulas presenciais. Na Unidade Regional de Educação de Chapadinha (URE) foram realizados encontros para pensar em caminhos viáveis para oferecer educação com ensino não presencial durante esse período aos estudantes.


Na corrida contra o tempo para minimizar os impactos do fechamento das escolas da rede estadual, a URE/Chapadinha deu os primeiros passos dos seus planos de contingência, com aulas via online.


Atento a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, o Centro Educa Mais Raimundo Araújo, iniciou as aulas online em tempo real para as turmas de 1ª e 2°ª séries (Ensino Médio). Vale ressaltar, que as turmas de 3º ano já vinham tendo esse modelo de aulas nesse tempo de pandemia.



Uma atuação de êxito da equipe do Centro para que os alunos não desistam de aprender e alcancem bons resultados mesmo com todas as dificuldades.




De maneira bem simples e objetiva, continuamos mantendo o foco na construção do 'Projeto de Vida' dos nossos estudantes.


De modo geral, para algumas instituições de ensino, a implantação de recursos on-line não é, de fato, nenhuma novidade. O que esse momento atípico de isolamento social emergiu foi a intensificação da utilização de ferramentas digitais. Professor Francisco Barros - gestor regional de Educação de Chapadinha, ressalta que, no momento de quarentena, a tecnologia é uma forma de permitir que a escola chegue à casa do aluno, uma vez que ele está impossibilitado de ir até à escola.

Sabemos que as aulas on-line não substituem o ensino presencial completamente. O dia a dia escolar é mais do que simplesmente a transmissão de conteúdos. Todo o processo escolar envolve socialização, processos de interação, convívio social. Mais do que nunca, temos certeza da complexidade e da importância de nosso trabalho e da necessidade do espaço físico da escola”, reforça Barros.

Para todos os professores de todos os segmentos, promovemos treinamento interno e intensivo antes do distanciamento social para que pudessem iniciar e prosseguir com aulas virtuais sem prejuízo pedagógico. Os gestores pedagógicos educacionais, por sua vez, acompanham diariamente o processo de ensino, mantendo contato com as famílias e procurando orientá-las sempre que necessário. Além disso, disponibilizamos um canal de apoio on-line para que os alunos tirem dúvidas”, completa o gestor regional.

O mundo como todos e todas nós conhecíamos mudou. Com a proliferação em escala mundial do novo coronavírus (Covid-19) todos os setores sociais passaram por remodelações urgentes para conter o avanço da pandemia. Seguindo orientações expressas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para seguir protocolos de isolamento social, as aulas presenciais de instituições de ensino (escolas, universidades e ensino técnico) foram suspensas e, para minimizar o impacto no calendário letivo de 2020, escolas adotaram ferramentas e serviços digitais com o intuito de continuar a aprendizagem por meio da modalidade de ensino não presencial.


Publicidade


Arquivo do blog