WebNet

WebNet

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Rebanho Vacinado Contra Aftosa: Chapadinha Atinge 99,43% de Imunização (14.453)

Estado manteve bons índices vacinais na segunda etapa
da Campanha, realizada em novembro,
e avança para se tornar zona livre sem vacinação

Título Original - Maranhão atinge 97% de rebanho vacinado contra aftosa

Chapadinha/MA - Terça-Feira, 28.Janeiro.2020


Mais uma vez o Maranhão manteve os índices de mais de 90% de vacinação contra a febre aftosa, como estabelece o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na segunda etapa da Campanha, realizada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) no mês de novembro, o estado conseguiu a imunização de 97, 62% do rebanho bovino e bubalino, o que equivale a mais de 2,94 milhões de animais.

Avalio esta segunda etapa de forma positiva em relação aos índices alcançados. Isso demonstra o compromisso do produtor rural em assegurar a sanidade de seus rebanhos, colaborando com as ações de defesa sanitária animal”, - destacou Jucielly Campos, coordenadora de Defesa Animal da Aged.

Publicidade

O índice de vacinação de propriedades, que chegou a 93,42%, totalizando 88.702 propriedades, também foi considerado bastante satisfatório, superando o mesmo período da campanha em 2018. A manutenção dos bons índices de vacinação, acima de 90%, é um dos itens de avaliação no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que visa a ampliação das zonas livre de febre aftosa sem vacinação.

Durante esta etapa, 58 municípios do estado conseguiram vacinar todo o rebanho bovino e bubalino. Entre as Unidades Regionais, um dos destaques foi a de Pinheiro que, nos 17 municípios de sua jurisdição, atingiu 100% do rebanho vacinado, totalizando 21.816 animais. Em seguida ficou Chapadinha, com 99,43% de imunização (14.453).

*Com informações da Ascom/AGED MA

Publicidade


Arquivo do blog