WebNet

WebNet

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Vargem Grande Comemora a Formatura de Mais de 150 Estudantes pelo PROEB

Foto Vargem Grande comemora a formatura de mais de 150 estudantes pelo PROEB

Sonho materializado em um canudo. Após cinco anos de muito estudo e dedicação, mais 150 formandos da cidade de Vargem Grande realizaram a tão esperada colação de grau nos cursos de Pedagogia e História. A cerimônia ocorreu no Ginásio Esportivo, ao lado de familiares e amigos, na última quinta-feira, 28/jan.

Os formandos, em sua maioria professores da rede municipal de ensino, faziam parte do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Profebpar) e do Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (Proeb). Segundo o prefeito Edvaldo Nascimento dos Santos, a cidade ganhará não só pedagogos e historiadores, mas permitirá ao município alavancar o quadro educacional.

Na ocasião, ele agradeceu a parceria com a UFMA e relembra o percurso vivido nos últimos cinco anos pelos vargengrandenses. “A parceria com a universidade surgiu de uma análise de que era preciso ofertar cursos para os nossos professores. Quando abrimos as inscrições, foram mais de 700 candidatos para 150 vagas. Hoje, envolvidos por grande felicidade, formamos 121 professores e 27 pessoas da comunidade”, declarou.

As lágrimas nos olhos dos professores eram de satisfação. Descreviam, com nervosismo e emoção, o quanto aquele dia marcará a vida de cada um. O Pedagogo Domingos Cordeiro fez o processo seletivo pela comunidade e passou. Ele aproveitou a chance que teve nas mãos e se dedicou. “Eu pensei que esse dia seria um dia normal, mas a ficha caiu. Esses anos de estudos, deixando a família em casa para me dedicar, vejo que não foi à toa. Hoje posso dizer que estou feliz”, comemorou.

Raimunda da Conceição, graduada em História, afirma que a colação de grau é uma realização de um dos seus muitos sonhos. “Eu sou a filha mais velha de uma família humilde e acredito que esse momento é mais gratificante para eles do que até mesmo para mim”, ressaltou emocionada.

Para Raimunda Ramos Marinho, assessora de Interiorização e coordenadora geral do Proeb, os professores irão contribuir ainda mais com o desenvolvimento socioeducacional do município. “A universidade se sente gratificada por cumprir com o seu papel de formação. Temos sentimento de dever cumprido”, comentou.

Na solenidade, estiveram presentes em Vargem Grande a secretária adjunta de Educação, Maria Madalena Sousa Silva, a coordenadora do Proeb local, Cleonice de Sousa, o coordenador do curso de História do Proeb, Josenildo de Jesus Pereira, o prefeito de Vargem Grande, Edvaldo Nascimento dos Santos, a pró-reitora de Ensino em exercício, Conceição de Maria Moura Nascimento Ramos, a coordenadora do curso de Pedagogia do Profebpar, Cristina Cardoso Araújo, a chefe do Departamento de Educação I, Dourivan Câmara, e a chefe do Departamento de Educação II, Lindalva Maia Maciel.


Publicidade



Arquivo do blog