WebNet

WebNet

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Prefeitura Formaliza Parceria com Faema/Senar e Sindicato Rural para Oferta de Cursos Técnicos para o Homem do Campo


Uma parceria entre a Prefeitura de Chapadinha, a Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema)/Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais, resultou na implantação do Polo da Rede e-Tec Brasil, um programa do Ministério da Educação – MEC, em Chapadinha.

O encontro que firmou a implantação do polo em Chapadinha aconteceu no gabinete da Prefeitura, com a presença da prefeita Ducilene Belezinha, dos gestores da Faema (Raimundo Coelho) e Senar (Luiz Figueiredo) das secretarias municipais de Infraestrutura (Aluízio Santos), Agricultura (Antônio José), Industria e Comércio (Armando Brito), do Sindicato dos Produtores Rurais (José Luzia), nutricionistas do município, agentes e técnicos agrícolas da Casa Familiar Rural.


O Curso Técnico em Agronegócio tem o objetivo de ampliar e facilitar o acesso da população rural ao ensino de nível médio. Como a maior parte das aulas é realizada na modalidade a distância, ele permite que o aluno possa cursá-lo mesmo que more uma fazenda. No Maranhão o curso será oferecido nos municípios de Balsas, Chapadinha e Colinas, sendo 30 vagas em cada um deles.

Como surgiu a possibilidade de instalar três polos da Rede e-Tec no Maranhão, nós escolhemos os municípios que têm mais boa vontade com o agronegócio. A dificuldade era em relação a infraestrutura, mas a prefeita colocou tudo a nossa disposição, por essa razão o curso de ensino médio para técnicos em agronegócios está confirmado e apoiado pela prefeitura e o sindicato” – destacou Raimundo Coelho.

A unidade do e-Tec vai funcionar no prédio da secretaria de Indústria e Comércio com toda estrutura apropriada. “O curso tem duração de dois anos, sendo 80% a distância e 20 % presencial. Como na aula presencial precisa de estrutura, a prefeitura está viabilizando essa parte. Em Chapadinha sempre tivemos apoio da prefeita em relação a outros programas do Senar, então já sabíamos que a gestora gostava de levar o conhecimento para o pessoal do setor rural” – acrescentou Coelho.

Feito na medida para quem deseja aliar conhecimento, prática e visão empresarial, o curso ensina não apenas técnicas de produção vegetal e animal, mas também disciplinas que estimulam o empreendedorismo no campo, como: Administração Rural, Economia Rural, Políticas Públicas para o Agronegócio, Marketing Aplicado ao Agronegócio, entre outras. As aulas estão previstas para iniciar entre 20 e 22 de agosto.

É um programa que vem fortalecer nossa agricultura. Estamos aqui de portas abertas para apoiar todas as parcerias, capacitar nossos produtores e aumentar nossa produção Que venha o e-Tec, o programa Campo na Classe Média e outros, para que possamos produzir cada vez mais” – finalizou a prefeita.



Publicidade



Arquivo do blog