WebNet

WebNet

terça-feira, 30 de setembro de 2014

CHAPADINHA - Bancários Aderem à Greve Nacional

Bancários do BNB Chapadinha

Quem precisar de atendimento no Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica nesta terça (30) aqui em Chapadinha, vai encontrar as agências fechadas, isso porque os bancários destes três bancos aderiram a greve nacional.

A greve é por tempo indeterminado. De acordo com o sindicato da categoria, o início da greve é devido aos trabalhadores não aceitaram a proposta dos bancos de reajuste de 7,35% para os salários e demais verbas salariais e de 8% para os pisos.

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresentou a nova proposta de reajuste de 7,35% para os salários e demais verbas salariais e de 8% para os pisos no último sábado (27).

Os percentuais, entretanto, foram considerados insuficientes pelos bancários, “não somente do ponto de vista econômico, mas também porque ignora completamente as demais reivindicações da pauta de reivindicações da categoria”.

Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão o reajuste salarial de 12,5%, o piso de R$ 2.979,25, participação nos lucros de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247, 14º salário, fim das metas abusivas, mais contratações e combate ao assédio moral.

Sindicato dos Bancários faz assembleia para definir greve:

O pedido de aumento de salário da categoria apresenta um ganho real de 5,8%, descontada a inflação de 6,35% nos últimos 12 meses, até agosto. Foi utilizado no cálculo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Os bancários negociam um novo acordo trabalhista todo ano a partir do dia 1º de setembro.

Segundo a Contraf-Cut (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), os caixas de autoatendimento irão continuar funcionando para atender à população.

A entidade trabalhista e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) tentaram entrar em acordo por meio de oito reuniões, sem sucesso.

Relembre

Os bancários promoveram uma greve de 23 dias em outubro do ano passado, que foi encerrada após a Fenaban oferecer reajuste de 8% nos salários com aumento real de 1,82%.

A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) apelou pelo fim da greve, temendo a perda de lucro no comércio.

*Com informações da Agência Estado


Arquivo do blog