Sec. Meio Ambiente, Victor Mendes |
Chapadinha sediará no próximo de 14, no auditório da Prefeitura, das 14h às 18h, uma reunião, que servirá de base para a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim, órgão que será o regulador da pesca, da exploração de areia e seixo e do desmatamento de áreas ribeirinhas, promovido pelos pequenos produtores rurais de toda a região.
O secretário municipal de Turismo, Onézimo Garreto, disse que Chapadinha tem interesse em ser a sede do escritório do comitê e vai lutar para isso.
“O Estado está se propondo a criar dois comitês de bacias, e nós precisamos que o comitê da bacia do Munim seja criado, em razão da grande necessidade da preservação desse rio, que é importante não só para Chapadinha, mas para todos os outros municípios que os cercam, desde sua nascente em Aldeias Altas, até Icatu”, disse Onézimo.
O secretário estende o convite a toda a sociedade Chapadinhense, para que participe desta reunião do dia 14. “Essa renião será ponto balizador das decisões para a criação da Bacia Hidrográfica do Munim”, enfatizou.
No encontro em Chapadinha, estarão presentes várias autoridades, entre elas o secretário estadual do Meio Ambiente Victor Mendes, a prefeita Danúbia Carneiro e o deputado estadual Magno Bacelar.
Esta é uma das cinco reuniões promovidas pela secretaria de estado do Meio Ambiente, preparatórias para o XIII ENCOB e o Encontro Maranhense para Governança das Águas, em São Luís no período de 24 a 28 de outubro de 2011, com o objetivo de mobilizar a população maranhense para participar dos eventos.