WebNet

WebNet

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

I Intercambio Cultural de Capoeira dos CRAS de Chapadinha, Buriti e Coelho Neto


Aconteceu no último sábado, 20, no auditório do Centro de Ensino Raimundo Araújo, o I Intercâmbio Cultural de Capoeira dos CRAS de Chapadinha, Buriti e Coelho Neto. O evento foi uma idealização do Capoeirista e mestre do grupo Muzenza de Chapadinha, Raposa (Prof. Sergio), e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

O intercâmbio reuniu vários praticantes e contou com a presença do mestre Jabiraca, de Teresina-PI. Em entrevista ele destacou a importância da realização do evento, que promove a integração dos capoeiristas, além de incentivar a participação de mais jovens ao esporte, genuinamente brasileiro, criado por nossos ancestrais escravos.
 
Jabiraca disse que, apesar da falta de apoio, a Capoeira é hoje uma das lutas com maior número de participantes e representantes em todo o mundo. A arte está presente em centenas de países e conta com milhões de praticantes.
 
Um dos momentos marcantes do evento foi a graduação de alunos das turmas dos CRAS, esses sobre responsabilidade do professor Raposa. O batismo, como é denominado pelos Capoeiristas, é um dos momentos mais importantes na vida dos praticantes, pois celebra o reconhecimento a dedicação e empenho dos mesmos.
 
O idealizador do evento, que há muito visava ser realizado, Raposa (Prof. Sergio), fez questão de ressaltar o apoio da SEMAS.
 
Raposa mencionou que a atividade tem como objetivo mostrar o papel da capoeira na sociedade, mostrar a importância dessa cultura que promove um grande trabalho social, afastando os jovens da ociosidade, impedindo que os mesmos acabem por envolverem-se com o mundo do crime, drogas e outras condutas indesejáveis.
 
O secretário Municipal de Assistência Social, Eduardo Braga, esteve presente ao evento demonstrando total apoio à iniciativa. Em discurso ele destacou que o objetivo da SEMAS é justamente apoiar essas ações sociais que valorizam e oportunizam educação e disciplina aos jovens e pessoas de todas as idades.
 
Temos que incentivar atividades culturais e esportivas para nossos jovens e a capoeira é as duas coisas ao mesmo tempo. Queremos realizar mais eventos como esse” - disse Eduardo Braga.

Não podemos deixar de agradecer o apoio do diretor do CE Raimundo Araújo, Profº José Faria, que não exitou em emprestar o espaço utilizado para realização do evento.
 
Ascom/SEMAS




Arquivo do blog