WebNet

WebNet

sábado, 25 de julho de 2009

Saúde treina 11 municípios para aplicação do teste rápido do HIV

Um número maior de maranhenses poderá a partir de agora se submeter ao exame para diagnóstico do HIV/Aids mais próximo de casa, com toda a segurança e rapidez. É que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está treinando mais um grupo de profissionais da área de saúde para aplicação do teste rápido de HIV em 11 municípios.

O treinamento, que acontece no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do bairro Lira, em São Luís, é destinado a médicos, enfermeiros, psicólogos e bioquímicos dos municípios de Pinheiro, Santa Quitéria, Pedreiras, Governador Eugênio Barros, Bela Vista do Maranhão, Magalhães de Almeida, Coroatá, São Domingos do Maranhão, Guimarães, Dom Pedro e São Luís.

A programação teve início, nesta sexta-feira (24), com as aulas teóricas e práticas, e tem prosseguimento neste sábado (25), com o conteúdo relacionado ao aconselhamento. “Todos os nossos facilitadores foram treinados pelo Ministério da Saúde. É importante dizer que os técnicos treinados estão aptos a aplicar os testes, mas não podem ser multiplicadores”, esclareceu o coordenador da Oficina de Implantação, Orlando Frazão.
A Oficina de Implantação do Teste Rápido para o HIV é mais uma ação do Plano de Expansão do Diagnóstico da Aids desenvolvido pela SES, por meio do Programa de Atenção às DST/Aids. Também integra a Campanha “Fique Sabendo”, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, que tem como objetivo mobilizar a população para conhecer o mais cedo possível o diagnóstico da infecção. Segundo os médicos especialistas, quando isso ocorre precocemente, melhora a resposta ao tratamento.

No Maranhão, o teste rápido já foi implantado em 54 municípios. A expectativa da SES é treinar mais 65 municípios até o final do próximo mês, contando com as cidades capacitadas nestes dois últimos dias. O teste rápido é realizado por meio de uma análise do sangue, que é retirado por um furo no dedo, como no caso do teste de glicemia.

O resultado sai em até 20 minutos, em média. Além da coleta, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, feito de forma cuidadosa, a fim de facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Em caso positivo, ele já é encaminhando ao serviço de referência. “Esse teste é muito seguro, chega a quase 100% de confiabilidade”, destacou uma das facilitadoras da Oficina, Luciana Tomich.

Segundo Orlando Frazão, os técnicos treinados já levam para seus municípios kits para a realização dos testes. “São em média 100 kits entregues aos municípios, mas este número pode aumentar de acordo com a necessidade de cada um”, explicou ele.

O município de Pinheiro pretende ampliar o serviço de testagem do HIV com a participação em mais uma Oficina da SES. “Nós já temos o teste implantado em nossa cidade, mas como a demanda é muito grande é preciso treinar mais um profissional”, contou a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Natália Alves.

Para a enfermeira do município de Governador Eugênio Barros, Elizângela Machado, o teste ainda é novidade. “Antes nós colhíamos o material no município e enviávamos para o Laboratório de Saúde Pública (Lacen), em São Luís. Como a demanda é muito grande, eles levavam até três meses para nos dá resposta. Com o teste rápido, isso não vai mais acontecer. A população poderá obter o resultado em poucos minutos e com toda a segurança”, relatou ela.
Fonte: SES

Arquivo do blog