WebNet

WebNet

sábado, 25 de julho de 2009

Diretório Municipal do PT de Chapadinha em apoio a permanência de José Antonio Heluy no Estadual

Direção Nacional Anula Decisão de Dutra e Mantém Filiação de José Antônio Heluy no PT do Maranhão

O secretário José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária - na foto a esquerda, com o vice governador João Alberto) venceu a primeira batalha pela manutenção de sua filiação no PT. O Diretório Nacional do partido anulou decisão do PT maranhense que suspendeu sua ficha de filiado – decisão deflagrada desde que ele assumiu o cargo no governo Roseana Sarney. A expulsão foi pedida pelo deputado Domingos Dutra (foto a direita), presidente do Diretório Estadual. A anulação da expulsão, em caráter liminar, foi decidida pela Câmara de Recursos do Diretório Nacional.

A instância esteve reunida nesta quinta-feira (23), em São Paulo. De acordo com o documento, assinado por Paulo Frateschi, secretário nacional de Organização, a Câmara considerou na decisão o artigo 228 do estatuto do partido. O artigo reza que a suspensão provisória do denunciado deve ser determinada pelo voto de 3/4 da respectiva Comissão Executiva da legenda.

No caso do Maranhão, isso corresponderia a 13 membros votantes. No entanto, Dutra expediu a suspensão de Heluy com os votos de apenas nove membros. A próxima fase da batalha é a apreciação do pedido de expulsão de Heluy à Comissão de Ética do PT maranhense, como determina o artigo 215 do estatuto petista. O secretário afirma estar pronto para a próxima luta e defende sua participação no governo Roseana em decorrência da coligação PT/PMDB consolidada desde 2002.

Ele já conta com o apoio declarado de vários dirigentes dos diretórios municipais do PT no interior do Estado. Na foto, Heluy aparece em recente reunião com Roseana e os petistas Antonio José, o AJ (1º à esq. - de Chapadinha), a vereadora de Balsas Fransuila, Mundico Teixeira (de vermelho) e Edmilson Carneiro (1º à dir.). O outro homem que aparece na imagem é o prefeito de Balsas, Chico Coelho (PDT). O encontro aconteceu na casa da governadora no Calhau.

Arquivo do blog