WebNet

WebNet

terça-feira, 12 de maio de 2009

Rio Parnaíba desabriga famílias em Santa Quitéria.

Texto e Foto: Luis Carlos Júnior
blog TvMirante
Santa Quitéria - As águas do Rio Parnaíba continuam subindo e causando estragos em Santa Quitéria do Maranhão que decretou estado de emergência. De acordo com o prefeito Manim Leal cerca de mil e quinhentas famílias estão desabrigadas. Na Santa Quitéria antiga, onde antes era localizada a sede do município, duzentas famílias tiveram que ser retiradas às pressas de suas casas por causa do aumento do nível do rio Parnaíba.
Vimos de perto a situação dos moradores da Santa Quitéria antiga, que fica a 4 quilômetros da atual sede do município, as fotos mostram o sofrimento dos ribeirinhos: casas completamente cobertas pela água, animais ilhados e famílias que insistem em permanecer no local. A canoa é o principal meio de transporte. A Igreja Nossa Senhora dos Aflitos (foto) ficou ilhada. Uma escola municipal que não foi invadida pelas águas do rio Parnaíba, hoje, serve de abrigo.
O prefeito Manim Leal esteve com a governadora Roseana Sarney e com o presidente Luis Inácio Lula da Silva na semana passada em São Luis e pediu apoio.
A prefeitura recebeu da defesa civil, colchões, lençóis, materiais de limpeza, toalhas e travesseiros que foram doados aos desabrigados. A prefeitura também distribuiu mais de mil e quinhentas cestas básicas (arroz, macarrão, feijão, biscoito e refresco) às famílias desabrigadas.
Os desalojados estão abrigados em várias escolas da rede municipal de ensino e por isso as aulas foram suspensas.
O prefeito Manin Leal e o seu vice, Dr. Sebastião, estiveram no local visitando os desabrigados. A comunidade está isolada devido o corte da única estrada vicinal.
Veja mais fotos (by Luis Carlos Júnior), no blog da Tv Mirante de Chapadinha: www.tvmirante.blogspot.com

Arquivo do blog