WebNet

WebNet

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cemar instala novo alimentador de energia em Chapadinha

Na foto: Danilo Castelo Branco (Supervisor Técnico) e Francisco Eduardo (Supervisor Comercial)
Texto e Fotos: Sousa Neto
A Companhia Energética do Maranhão - Cemar, escritório regional/Chapadinha, está realizando uma importante melhoria no sistema de distribuição de energia elétrica para o município. A companhia contratou a empresa DPL, de São Luís, para fazer manobras de remanejamento de cargas da unidade local para a instalação de um novo alimentador. Este serviço, deverá atender a demanda de consumo de energia aos consumidores chapadinhenses.

O trabalho, que conta com uma equipe de 16 homens, corresponde a 3 km de rede com cabo 4/0 CAA (alimentador), com a instalação de 39 postes colocados às margens da avenida Ataliba Vieira de Almeida, do mesmo lado em que se situa a Caema, no percusso que compreende da substação local (bairro Campo Velho) ao Posto Alvorada, no bairro Terras Duras (foto à direita). Essa obra permite aliviar a carga do alimentador que leva energia para os clientes do município. A obra vai beneficiar toda a comunidade (cerca de 70 mil pessoas), uma vez que aumenta a confiabilidade do sistema e diminui o tempo de desligamento nos casos de falhas, temporais e outras situações que provocam interrupções, além de permitir a alimentação por duas fontes da subestação local. Outros benefícios importantes estão na possibilidade de liberar mais carga, permitindo a expansão industrial, e para as áreas rurais. A Cemar está investindo R$ 100 mil na construção do novo alimentador. O projeto aumenta mais a confiabilidade do consumidor em relação à Cemar.
Segundo o supervisor técnico do escritório local, Danilo Castelo Branco (foto ao lado), está sendo feita a linha de isolamento no percusso que compreende a cidade de Coelho Neto à Palestina - Chapadinha, para 138Kv, mas de inicialmente será alimentada com apenas 69Kv. Ainda de acordo com Danilo, vai ser colocada uma linha Palestina-Brejo e está prevista a construção de uma outra substação, que obviamente, irá melhorar o nível de tensão da nossa região. A substação de Chapadinha está sendo ampliada. Ainda esta semana, o escritório local estará recebendo o apoio da equipe Linha Viva.

Arquivo do blog