WebNet

WebNet

terça-feira, 24 de agosto de 2021

CHAPADINHA | AGED Promove Vigilância Epidemiológica em Propriedades Rurais do Município

Os animais nas propriedades foram inspecionados pelo fiscal da AGED

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 24.Agosto.2021


Fiscais da Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) de Chapadinha realizaram ação de vigilância epidemiológica em duas propriedades rurais, situadas às margens da BR 222, altura do Km 80, no município de Chapadinha. Ao todo foram vistoriados 154 bovinos, 28 suínos, 36 ovinos e mais de 200 aves.





O fiscal estadual agropecuário Carlos Henrique Marques explicou que fiscalizar propriedades de risco para fazer a vigilância epidemiológica é importante para verificar previamente o surgimento de doenças e prestar orientações. “Durante essas ações fazemos todo um trabalho de orientação, mostrando a importância de vacinação nos animais e do manejo sanitário, informando sobre o que adequado para a manutenção da sanidade de cada espécie. Os animais são vistoriados, bem como as instalações como forma de prevenir doenças”, informou.



A primeira propriedade visitada, conhecida por ser local de repouso de carreteiro e descanso de gado, os fiscais da AGED vistoriaram bovinos e nenhuma irregularidade foi encontrada. Durante a vistoria foi observado o pasto e a estrutura de acolhimento dos animais. Todos os bovinos da propriedade estavam vacinados rigorosamente, obedecendo ao calendário oficial de vacinação, que inclui para espécie a aftosa, a brucelose e a raiva.


Em seguida, os fiscais se dirigiram para a propriedade rural vizinha e fiscalizaram várias espécies animais, dentre bovinos, equinos, suínos, ovinos, aves e peixes. Não foram encontradas irregularidades. Todos os animais da propriedade estão com as vacinas em dia, obedecendo ao calendário de vacinação para cada espécie.


As atividades de vigilância epidemiológica em propriedades de risco são ações de rotina promovidas pela AGED que tem como objetivo a detecção precoce de sintomatologia de enfermidades e de prestar orientações aos proprietários/responsáveis pelas propriedades sobre cuidados com a saúde animal.


Publicidade


Arquivo do blog