Município tem o 54º maior PIB do Maranhão e população de 46,1 mil
Chapadinha (MA) - Sábado, 10.Outubro.2020
Com uma população de 46.103 e um eleitorado de 33 mil, Araioses, na região do Baixo Parnaíba ou Delta das Américas, distante 409 quilômetros da capital, é o município maranhense com maior número de candidatos a prefeito, segundo dados do Divulgacand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São dez os pretendentes à cadeira do prefeito Cristino Gonçalves de Araújo, que também é candidato à reeleição.
Até o fechamento das convenções partidárias, o maior número de concorrentes ao cargo de chefe de executivo municipal era em São Luís, que, com seus 699,9 mil eleitores, tinha 12, porém com as desistências de Adriano Sarney (PV) e Carlos Madeira (Solidariedade), caiu para 10, a mesma quantidade de Imperatriz (segundo maior colégio eleitoral do estado), onde são 169 mil os cidadãos aptos a votar.
Araioses encontra-se na região nordeste do Maranhão e é uma das portas de entrada para o Delta do Rio Parnaíba, um dos mais famosos destinos turísticos do Maranhão, que faz parte do roteiro integrado Rota das Emoções, formado ainda por Lençóis Maranhenses e Jericoacora (Ceará).
Sua população, de acordo com o Censo-2010, é de 42.505 habitantes, sendo 12.045 na parte urbana e na área rural 30.460 pessoas. Sua densidade demográfica é de 23,84 hab/km².
O seu Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de R$ 222,093 mil, o 54º do Maranhão, sendo o PIB per capita de 2,916 mil.
Estão na disputa para cuidar dos destinos de Araioses até o final de dezembro de 2024, os seguintes candidatos:
- Francisco Manuel da Silva, o "Baduel Silva" (PSB);
- Francisco Ahirton Oliveira dos Santos, o "Chico Ahirton" (PRTB);
- Cristino Gonçalves Araújo, o "Dr. Cristino" (PSC);
- Leonel Procópio dos Santos, o "Dr. Leonel" (Cidadania);
- Jacira Maria de Albuquerque Pires, a "Jacira Pires" (Replublicanos);
- Luciana Marão Félix, a "Luciana Trinta" (PCdoB);
- Manoel de Jesus Nascimento dos Santos, o "Manoel da Polo" (Podemos);
- Bernardo da Costa Pereira Filho, o "Mano Gonçal" (MDB);
- Raimundo Nonato Lima Costa, o "Monhata" (Solidariedade);
- Sebastião da Silva Costa, o "Sebastião da Colônia" (Rede Sustentabilidade);
- Valéria Cristina Pimental Leal, a "Valéria do Manim" (PL).