WebNet

WebNet

sábado, 5 de setembro de 2020

UR Sebrae/Chapadinha Participa da 16ª Edição da "Feira de Turismo Rural"

Prof. Jânio Rochacoordenador do 'Fórum Balaiada' e
articulador do 'Projeto Rota dos Balaios',  apresentou
a proposta do projeto e os benefícios para a região

Título Original: Maranhão participa da 16ª edição da Feira de Turismo Rural

Evento online promovido pelo Sebrae Paraíba contou com a participação de empresas maranhenses.

Chapadinha (MA) - Sábado, 05.Setembro.2020

Negócios de todo o país participaram nesta semana de um grande evento voltado para o desenvolvimento do Turismo Rural, a Feira Nacional de Turismo Rural - RuralTur. Promovida pelo Sebrae Paraíba, a Feira, 100% digital e gratuita, aconteceu entre os dias 01 e 04 de setembro e reuniu empresas de diversos estados brasileiros.


O Maranhão foi um dos estados participantes, representado por nove empresas dos segmentos de Turismo e Produção Associada ao Turismo, dos municípios atendidos pelas Unidades Regionais do Sebrae em Grajaú, Pinheiro, Balsas e Chapadinha. Destas, três empresas são de cachaça, uma produtora de mel, uma de atrativo turístico/ pousada e quatro de artesanato. A participação do estado foi viabilizada por meio do Sebrae Maranhão.

"Esse ano, devido a pandemia, o Sebrae Maranhão viu nessa edição da RuralTur Digital uma excelente oportunidade de proporcionar experiências inovadoras e totalmente disruptivas aos pequenos negócios do Maranhão. Com o foco na produção associada ao turismo, as empresas puderam dar mais visibilidade ao seu negócio, comercializando seus produtos e serviços em âmbito nacional, fortalecendo assim seus negócios", destacou a coordenadora estadual de Encadeamento Produtivo do Sebrae Maranhão, Larissa Leite.


Com o tema "A Inteligência do Turismo Rural", os maranhenses participaram da programação voltada para o desenvolvimento do setor no Brasil, com palestrantes nacionais e internacionais. Além das palestras e das vendas de produtos, o evento também contou com visitas técnicas, rodadas de negócios, oficinas, minicursos, apresentações culturais e eventos paralelos, a exemplo do II CINTURR: Encontros Temáticos – Mulheres do Turismo Rural: Turismo Rural Pós Covid. O Maranhão enviou ainda a duas produções audiovisuais, indicadas pela Escola de Cinema do Instituto Estadual do Maranhão - IEMA, que foram exibidas no CineRuralTur.

Empreendimentos Maranhenses


Cachoeira dos Morcegos, da cidade de Grajaú, foi uma das empresas expositoras e mostrou através do evento um catálogo de produtos e serviços oferecidos pela empresa. A gerente da empresa, Ana Luísa Barros, destaca que a participação no evento foi decisiva para a abertura da empresa ao público como empreendimento de turismo.

"Desde 2016 estamos recebendo assessoria do Sebrae para dar início ao nosso empreendimento de turismo, que sempre adiamos por achar que não tínhamos muita estrutura. O RuralTur veio para ampliar nossos horizontes e nos deu o encorajamento necessário para darmos início a esse empreendimento. Participar desse evento foi maravilhoso, pois pudemos mostrar para todo o Brasil que o Sul do Maranhão tem muita coisa linda e temos certeza que muitas turistas sentiram o desejo de conhecer nosso empreendimento e desfrutar de novas experiências", disse a gerente.


A artesã Eulália Cristina Silva, da empresa Arte em Fibras Cururupuense, também destacou a importância de mostrar suas peças artesanais fabricadas na cidade de Cururupu para todo o Brasil. "A RuralTur nos proporcionou uma maior divulgação do nosso trabalho, comercializando e levando nossos produtos a outros estados. Foi uma participação muito importante, pois nos deu mais confiança para criarmos novas peças e buscar novas metas. Vamos nos qualificar cada vez mais e crescer como artesãs", relatou.

Empresas Maranhenses participantes da 16° RuralTur:

- Cachaça Capotira - Vargem Grande;
- Cachaça Vale do Riachão - Sucupira do Riachão;
- Cachaça Reserva do Zito - Passagem Franca;
- Crochê e Bordado Vimarense - Guimarães;
- Artes em Fibras Cururupuense - Cururupu;
- Casa de Artesanato Floresta dos Guarás - Cururupu;
- Cachoeira dos Morcegos - Grajaú;
- Artesanato do povoado Guajajara da Aldeia Morro Branco - Grajaú.

Rota dos Balaios

A "Rota dos Balaios" também ganhou destaque na programação da RuralTur Digital. A palestra "Turismo de Base Comunitária na Rota dos Balaios, no estado do Maranhão", ministrada pelo coordenador do Fórum Balaiada e articulador do Projeto Rota dos Balaios, Jânio Rocha apresentou a proposta do projeto e os benefícios para a região.


O Projeto "Rota dos Balaios" é fruto da articulação do Projeto Balaiada e algumas organizações sociais, entre elas o Sebrae. Trata-se da proposta de criação de uma Rota Turística complementar, em extensão à Rota das Emoções, aproveitando o pano de fundo da história da Guerra da Balaiada, que aconteceu no nordeste maranhense. O intuito é promover os valores artístico-culturais e ambientais da região, focando-se na modalidade turística Turismo de Base Comunitária-TBC.

"Ficamos felizes em participar desse grande evento, pois nos deu a oportunidade de divulgar, dar mais visibilidade à Roda dos Balaios, mostrando a diversidade e riqueza do turismo em nossa região. Tivemos um retorno positivo, inclusive com empresários que já manifestaram interesse em conhecer a Rota com mais detalhes, potencializando, assim, novos negócios. Agradeço ao Sebrae Maranhão por mais uma vez apoiar nosso projeto, incentivando e fortalecendo o turismo do nosso estado", frisou Jânio Rocha.

Para o coordenador estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, Luís Walter Muniz, a exposição do projeto Rota dos Balaios mostra o potencial do Estado no desenvolvimento de novos negócios para o setor. "O Turismo Rural não é uma prática comum do nosso estado, mesmo que tenhamos exemplos de empreendimentos que atuam no segmento e atrativos diversos. Porém, temos um alto potencial de negócio, a exemplo da Rota dos Balaios, um projeto em que o Sebrae tem a honra de apoiar e que foi muito bem apresentado e representado pelo professor Jânio", disse.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
(98) 3216-6133
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao



Publicidade


Arquivo do blog