WebNet

WebNet

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Comunidades da Zona Rural de Chapadinha Têm Acesso á Documentação Gratuita


Secom/PMC

O acesso a documentos civis e trabalhistas para mulheres e suas famílias que vivem em assentamentos e comunidades rurais, ficou mais fácil. Nesta terça-feira (24) moradores de dez comunidades rurais estão sendo beneficiados com a ação do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. A ação acontece no povoado Canto do Ferreira



O programa é uma conquista das mulheres na Marcha das Margaridas, e vem sendo desenvolvida desde 2004 pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que é o órgão gestor e o INCRA órgão executor. Em Chapadinha, a iniciativa conta com parceria da Prefeitura de Chapadinha, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Polícia Militar.


Carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Declaração de Aptidão ao Pronaf-DAP, são os documentos emitidos pelo programa, que atenderá cerca de 500 trabalhadoras rurais e suas famílias, só em Chapadinha. As comunidades Rocandeira, Centro da Água Branca, Conceição, Centro Velho, Baturité, Barroca da Vaca, Maceno, Boca da Mata e Canto do Ferreira são beneficiadas com a ação.


Segundo a Asseguradora do programa, Dirce Matos, o trabalho é de grande importância. “Com o programa é possível que essas pessoas sejam reconhecidas como cidadãos e garanta todos os seus direitos, tendo acesso ás politicas públicas de desenvolvimento social,” explicou Dirce.


O secretário municipal de Assistência Social, Francisco Paiva e a secretária municipal da Mulher, Nildinha Teles, participaram do momento. Para o secretário de Assistência Social, Francisco Paiva, a parceria da prefeitura nesta ação mostra o interesse do governo municipal na garantia de direitos dos trabalhadores. “A prefeita Belezinha sempre coloca a disposição todo o apoio da prefeitura em tudo o que é necessário, para melhor andamento das atividades realizadas em parceria. A ação está tendo participação expressiva do público alvo, vindos de outras comunidades, e isso mostra o quanto está sendo importante para essas pessoas,” disse o secretário Paiva.

Os documentos emitidos serão entregues a partir do dia 5 de janeiro.

Arquivo do blog