WebNet

WebNet

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Mototaxistas de Chapadinha Terão Curso de Formação Oferecido pelo Detran

 
O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) deram início, esta semana, à primeira turma do curso de formação profissional voltado para mototaxistas maranhenses. O curso, obrigatório por lei para quem exerce a profissão, está sendo subsidiado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA).


O governo vai oferecer mil vagas gratuitas, em aulas presenciais do curso “Transporte remunerado de passageiros e mercadorias em motocicletas”, sendo 300 para São Luís e 700 (distribuidas) para os municípios de Chapadinha, Caxias, Grajaú, Balsas, Presidente Dutra, Santa Inês e Pinheiro.

As aulas da primeira turma, composta por 25 mototaxistas de São Luís, começaram na última terça-feira (20). A partir de 2016, as aulas teóricas, gravadas em vídeo, serão disponibilizadas via internet, pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para todo o estado.

O curso é uma exigência da Lei Federal 12009/2009 e das Resoluções 410 e 414, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelecem o curso como critério obrigatório para o exercício das duas profissões.

Para o diretor geral do Detran-MA, Antonio Nunes, ao subsidiar o curso, o Governo do Estado investe na segurança viária, em razão do grande número de profissionais que, atualmente, utilizam moto como instrumento de trabalho.

Os serviços de mototaxi são usados como meio de transporte por milhares de pessoas nas cidades do interior do estado; muitos dos condutores não possuem a capacitação devida”, explicou Antonio Nunes. A intenção, segundo ele, é preparar melhor esses profissionais para dirigir, preservando a sua própria vida e a do passageiro.

O curso tem carga horária de 25h teóricas e 5h práticas. Em sua grade matérias estudos envolvendo ética e cidadania na atividade profissional, legislação de trânsito, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde.

Os motociclistas interessados em participar devem procurar o Sindicato de Mototaxistas para obter esclarecimentos sobre a documentação exigida para a inscrição. O sindicato encaminha os documentos para a Federação dos Sindicatos dos Mototáxis, Motofretes e Motoboys do Maranhão que repassa ao Detran-MA os formulários de inscrição.
 
Ascom/Detran-MA
 
 
Publicidade
 
 

 

Arquivo do blog