WebNet

WebNet

sábado, 5 de setembro de 2020

UR Sebrae/Chapadinha Participa da 16ª Edição da "Feira de Turismo Rural"

Prof. Jânio Rochacoordenador do 'Fórum Balaiada' e
articulador do 'Projeto Rota dos Balaios',  apresentou
a proposta do projeto e os benefícios para a região

Título Original: Maranhão participa da 16ª edição da Feira de Turismo Rural

Evento online promovido pelo Sebrae Paraíba contou com a participação de empresas maranhenses.

Chapadinha (MA) - Sábado, 05.Setembro.2020

Negócios de todo o país participaram nesta semana de um grande evento voltado para o desenvolvimento do Turismo Rural, a Feira Nacional de Turismo Rural - RuralTur. Promovida pelo Sebrae Paraíba, a Feira, 100% digital e gratuita, aconteceu entre os dias 01 e 04 de setembro e reuniu empresas de diversos estados brasileiros.


O Maranhão foi um dos estados participantes, representado por nove empresas dos segmentos de Turismo e Produção Associada ao Turismo, dos municípios atendidos pelas Unidades Regionais do Sebrae em Grajaú, Pinheiro, Balsas e Chapadinha. Destas, três empresas são de cachaça, uma produtora de mel, uma de atrativo turístico/ pousada e quatro de artesanato. A participação do estado foi viabilizada por meio do Sebrae Maranhão.

"Esse ano, devido a pandemia, o Sebrae Maranhão viu nessa edição da RuralTur Digital uma excelente oportunidade de proporcionar experiências inovadoras e totalmente disruptivas aos pequenos negócios do Maranhão. Com o foco na produção associada ao turismo, as empresas puderam dar mais visibilidade ao seu negócio, comercializando seus produtos e serviços em âmbito nacional, fortalecendo assim seus negócios", destacou a coordenadora estadual de Encadeamento Produtivo do Sebrae Maranhão, Larissa Leite.


Com o tema "A Inteligência do Turismo Rural", os maranhenses participaram da programação voltada para o desenvolvimento do setor no Brasil, com palestrantes nacionais e internacionais. Além das palestras e das vendas de produtos, o evento também contou com visitas técnicas, rodadas de negócios, oficinas, minicursos, apresentações culturais e eventos paralelos, a exemplo do II CINTURR: Encontros Temáticos – Mulheres do Turismo Rural: Turismo Rural Pós Covid. O Maranhão enviou ainda a duas produções audiovisuais, indicadas pela Escola de Cinema do Instituto Estadual do Maranhão - IEMA, que foram exibidas no CineRuralTur.

Empreendimentos Maranhenses


Cachoeira dos Morcegos, da cidade de Grajaú, foi uma das empresas expositoras e mostrou através do evento um catálogo de produtos e serviços oferecidos pela empresa. A gerente da empresa, Ana Luísa Barros, destaca que a participação no evento foi decisiva para a abertura da empresa ao público como empreendimento de turismo.

"Desde 2016 estamos recebendo assessoria do Sebrae para dar início ao nosso empreendimento de turismo, que sempre adiamos por achar que não tínhamos muita estrutura. O RuralTur veio para ampliar nossos horizontes e nos deu o encorajamento necessário para darmos início a esse empreendimento. Participar desse evento foi maravilhoso, pois pudemos mostrar para todo o Brasil que o Sul do Maranhão tem muita coisa linda e temos certeza que muitas turistas sentiram o desejo de conhecer nosso empreendimento e desfrutar de novas experiências", disse a gerente.


A artesã Eulália Cristina Silva, da empresa Arte em Fibras Cururupuense, também destacou a importância de mostrar suas peças artesanais fabricadas na cidade de Cururupu para todo o Brasil. "A RuralTur nos proporcionou uma maior divulgação do nosso trabalho, comercializando e levando nossos produtos a outros estados. Foi uma participação muito importante, pois nos deu mais confiança para criarmos novas peças e buscar novas metas. Vamos nos qualificar cada vez mais e crescer como artesãs", relatou.

Empresas Maranhenses participantes da 16° RuralTur:

- Cachaça Capotira - Vargem Grande;
- Cachaça Vale do Riachão - Sucupira do Riachão;
- Cachaça Reserva do Zito - Passagem Franca;
- Crochê e Bordado Vimarense - Guimarães;
- Artes em Fibras Cururupuense - Cururupu;
- Casa de Artesanato Floresta dos Guarás - Cururupu;
- Cachoeira dos Morcegos - Grajaú;
- Artesanato do povoado Guajajara da Aldeia Morro Branco - Grajaú.

Rota dos Balaios

A "Rota dos Balaios" também ganhou destaque na programação da RuralTur Digital. A palestra "Turismo de Base Comunitária na Rota dos Balaios, no estado do Maranhão", ministrada pelo coordenador do Fórum Balaiada e articulador do Projeto Rota dos Balaios, Jânio Rocha apresentou a proposta do projeto e os benefícios para a região.


O Projeto "Rota dos Balaios" é fruto da articulação do Projeto Balaiada e algumas organizações sociais, entre elas o Sebrae. Trata-se da proposta de criação de uma Rota Turística complementar, em extensão à Rota das Emoções, aproveitando o pano de fundo da história da Guerra da Balaiada, que aconteceu no nordeste maranhense. O intuito é promover os valores artístico-culturais e ambientais da região, focando-se na modalidade turística Turismo de Base Comunitária-TBC.

"Ficamos felizes em participar desse grande evento, pois nos deu a oportunidade de divulgar, dar mais visibilidade à Roda dos Balaios, mostrando a diversidade e riqueza do turismo em nossa região. Tivemos um retorno positivo, inclusive com empresários que já manifestaram interesse em conhecer a Rota com mais detalhes, potencializando, assim, novos negócios. Agradeço ao Sebrae Maranhão por mais uma vez apoiar nosso projeto, incentivando e fortalecendo o turismo do nosso estado", frisou Jânio Rocha.

Para o coordenador estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, Luís Walter Muniz, a exposição do projeto Rota dos Balaios mostra o potencial do Estado no desenvolvimento de novos negócios para o setor. "O Turismo Rural não é uma prática comum do nosso estado, mesmo que tenhamos exemplos de empreendimentos que atuam no segmento e atrativos diversos. Porém, temos um alto potencial de negócio, a exemplo da Rota dos Balaios, um projeto em que o Sebrae tem a honra de apoiar e que foi muito bem apresentado e representado pelo professor Jânio", disse.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
(98) 3216-6133
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao



Publicidade


sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Petrobras Reduz Preço do Diesel em 6% e o da Gasolina em 3%

Redução do diesel, combustível mais
consumido do país, ocorrerá após sete altas seguidas.

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 04.Setembro.2020

Do G1

A Petrobras informou na última quarta-feira (2) que reduziu o preço do diesel em 6% e o da gasolina em 3% a partir desta quinta-feira (3), após consecutivas altas aplicadas nos valores dos combustíveis em suas refinarias.

A redução do diesel, combustível mais consumido do país, ocorrerá após sete altas seguidas no valor do produto. A gasolina terá queda após duas altas consecutivas, com os últimos reajustes promovidos em 21 de agosto.

No fim de agosto, a Petrobras aumentou os preços médios do diesel em 5% e os da gasolina em 6% em suas refinarias.

O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos, no entanto, não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.


Publicidade


CHAPADINHA | Secretaria Municipal de Saúde Promove Encerramento da 'Campanha Agosto Dourado'


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 04.Setembro.2020

Secom

A Prefeitura de Chapadinha - por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou o encerramento da 'Campanha Agosto Dourado'.



A ação contou com diversas atividades relacionadas ao longo do mês para sensibilização da importância do aleitamento materno.


Para que as atividades fossem realizadas a contento, as equipes se mobilizaram para garantir que a proposta fosse executada conforme o planejado.


“É uma causa importante que o governo municipal não poderia deixar de abraçar. Estamos felizes com mais uma mobilização realizada com sucesso”, disse o secretário de Saúde Dr. Eli Monteiro.


A campanha do Agosto Dourado tem origem em um encontro, em Nova Iorque, entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1991. A reunião tinha como meta acompanhar o nascimento da Declaração de Innocenti (documento voltado para a amamentação) e elaborar ações a nível mundial para conscientizar sobre a causa.


Publicidade


ANAPURUS | Parceria entre SENAR e Prefeitura Oferece 'Curso de Operação de Máquinas'


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 04.Setembro.2020

Ascom / P.M.A.

Através de uma parceria entre o Departamento Municipal da Juventude - da Prefeitura de Anapurus/MA e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), 60 jovens estão participando de um 'Curso de Operador de Máquinas Pesadas'.

Os jovens estão sendo preparados para um dos setores que mais cresce e que detém de expressiva remuneração no mercado de trabalho.


Publicidade


NINA RODRIGUES | Hildo Rocha Vistoria Bloqueteamento da Vila Madalena e Construção do Monumento A Balaiada


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 04.Setembro.2020

O deputado federal Hildo Rocha vistoriou a obra de pavimentação em bloquetes que irá beneficiar todo o bairro Vila Madalena Braga e a construção do monumento à Balaiada, empreendimento projetado para imortalizar um dos principais acontecimentos da história do Maranhão que foi iniciado na cidade de Nina Rodrigues.

Hildo Rocha destacou que as obras são custeadas com dinheiro público federal originário de emenda parlamentar individual de sua autoria. “Eu destinei uma emenda que possibilitou à Codevasf firmar convênio com a prefeitura de Nina Rodrigues para fazer essa pavimentação. Destinei outra emenda ao ministério do Turismo para que fizesse o convênio com a prefeitura de Nina Rodrigues com o objetivo de fazer esse monumento à Balaiada que também servirá como portal da cidade. Hoje, tenho a satisfação de verificar que o prefeito Rodrigues da Iara está realizando duas obras de excelente qualidade, graças aos recursos que foram conseguidos por mim com o apoio do presidente Jair Bolsonaro”, disse o parlamentar.

Publicidade

Qualidade e importância

O deputado falou sobre a importância das obras. “A pavimentação em bloquetes, de todas ruas do bairro Vila Madalena, significa qualidade de vida para a população, o fim da lama do inverno e a poeira do verão. O monumento à Balaiada, que irá compor o portal da cidade, simboliza o mais importante movimento de rebelião popular do Maranhão e do nordeste brasileiro. Assim estou ajudando a fortalecer um momento importante da nossa história. Ciente da importância desses dois empreendimentos o prefeito Rodrigues tem se esforçado para fazer bem feito. Inclusive, parte dos custos estão sendo bancados com recursos próprios do município, como contrapartida da prefeitura”, ressaltou Hildo Rocha.

Atuação exemplar

O superintendente da Codevasf, Jones Braga, também destacou a qualidade das obras realizadas pelo prefeito Rodrigues da Iara. “Verificamos que as obras estão sendo executadas com a qualidade que esperávamos. Isso é a coroação da sensibilidade do deputado Hildo Rocha, que destinou emendas para financiar as obras, e reafirma a capacidade de trabalho do prefeito Rodrigues da Iara. Assim, em breve poderemos comemorar a conclusão e entrega de duas obras marcantes para a população de Nina Rodrigues”, afirmou Jones Braga.

*Com contribuição do Blog do Sérgio Roberto


Publicidade


CHAPADINHA | Farma Vida: Inauguração Acontece Próxima Terça-Feira (Dia 08)


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 04.Setembro.2020

Conteúdo Publicitário

Na próxima terça-feira, dia 08 de setembro, será inaugurada em Chapadinha a FARMA VIDA, um novo conceito em farmácia, onde o bom atendimento e remédios baratos de verdade serão marcas registradas.

Medicamentos, recarga de celular, cosméticos, fraldas dentre outros!

Você é nosso convidado a fazer parte desse momento. Será terça-feira (8), a partir das 8h. Estamos localizados na Rua Gustavo Barbosa, N° 130 - Centro de Chapadinha (ao lado da Ultra Clínica).

*Com contribuição do Blog do Wagner Nascimento


Publicidade


quinta-feira, 3 de setembro de 2020

URBANO SANTOS | 16º BPM: Guarnição Apreende Motocicleta com Restrição de Roubo/Furto na Cidade


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 03.Setembro.2020


Na manhã desta quarta-feira (dia 02), por volta das 09h30min, durante operação em barreira policial no centro da cidade de Urbano Santos-MA, a guarnição de serviço fez abordagem a um motociclista.

Contatos da PM/Chapadinha

Momento em que os policiais fizeram uma consultar (via Inforseg) ao veículo e constataram que a motocicleta Honda Pop 100, de cor vermelha, ano 2013/2014, chassi nº 9C2HB0210ER009566, apresentava restrição de roubo/furto.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

De imediato, o condutor e o veículo foram apresentados na Delegacia para as medidas cabíveis.


Publicidade


ANAPURUS | Secretaria Municipal de Saúde Realiza Ação Itinerante nos Bairros da Cidade


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 03.Setembro.2020

Ascom*

Na manhã desta quarta-feira (02/09), parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Anapurus/MA se deslocou às ruas da cidade, para realizar atendimentos nas casas dos pacientes.


A Equipe estava composta de diversos profissionais, incluindo o médico Dr. Paulo; enfermeiras Laura e Dulcinéia (técnica de enfermagem); psicóloga Andréia Marques; e o ACS Kleiton. A visita teve como finalidade, acompanhar de perto o estado de saúde de pessoas com diferentes enfermidades.

A ação consistiu na realização de consultas médicas e receituário, aferição de pressão arterial, verificação de batimentos cardíacos, dentre outros. Além disso, os pacientes recebiam na hora a medicação de acordo com seu quadro clínico.

*Com contribuição do Blog Anapurus Conectado


Publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: Esquadrão Águia Prende Dupla de Motociclista por Porte Ilegal de Arma de Fogo


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 03.Setembro.2020


Na noite do último sábado (dia 29/08), por volta das 20h, durante patrulhamento ostensivo, o Esquadrão Águia visualizou dois indivíduos em uma motocicleta Honda Pop de cor vermelha, em atitude suspeita no Bairro Boa Vista - em Chapadinha/MA.

Contatos da PM/Chapadinha

De imediato a guarnição realizou acompanhamento tático, na abordagem foi feito uma busca pessoal, onde foi encontrado um revólver Taurus calibre 38 com seis munições intactas e uma determinada quantia em dinheiro com a dupla de infratores.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

A guarnição conduziu e apresentou os dois na Delegacia junto com o material apreendido para as providências cabíveis.

MATERIAL APREENDIDO:

- Um revólver Taurus calibre 38 de numeração 843082;
- Seis munições calibre 38 intactas;
- Uma motocicleta Honda pop 100 Vermelha, Placa OXU-6473;
- R$ 700,00 (setecentos reais) em dinheiro.


Publicidade


CHAPADINHA | Lojas LANDRY MÓVEIS: Sua Independência Contra os Preços Altos Chegou!!!


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 03.Setembro.2020

Conteúdo Publicitário

Toda loja, eu disse TODA, com descontos nunca vistos antes. A hora de mobiliar sua casa é agora e só aqui na Landry Móveis, você tem facilidade para comprar, preços baixos de verdade e um atendimento de excelência.

Landry Móveis 
Você sempre em Primeiro Lugar!

Solicite nosso catálogo pelos números!

Loja Landry Água Doce: 98) 98897.5980 |
Loja Landry Anajatuba: (98) 98479.5868 |
Loja Landry Araioses: (98) 98418.2873 / (98) 98850.9102 / (98) 98606.8565 |
Loja Landry Barreirinhas: (98) 98501.5460 |
Loja Landry Brejo: (98) 98134.8789 / 98 98575.8025 |

Loja Landry Chapadinha: (98) 98177.0812 / 98 984711427 / 98984548529 (Seminovos) |

Loja Landry Itapecuru: (98) 99191.1353 / (98) 99234.2724 |
Loja Landry Mata Roma: (98) 98450.5842 |
Loja Landry Rosário: (98) 98504.7812 |
Loja Landry Santa Quitéria: (98) 98708.9528 / (98) 98705.8110 |
Loja Landry Santa Rita: (98) 99172.6175 / (98) 98522.0006 /(98) 9216.9065 |
Loja Landry Santana do Maranhão: (98) 98543.2099 |
Loja Landry São Bernardo: (98) 98416.6171 / (98) 98110.4656 |
Loja Landry Tutóia: (98) 98770.7943 / (98) 98771.6157 / (98) 98824.7375 |
Loja Landry Vargem Grande: (98) 99210.1257



*Com contribuição do Portal William Fernandes


quarta-feira, 2 de setembro de 2020

VARGEM GRANDE | Polícia Civil Recaptura Foragido de 'Pedrinhas' Beneficiado por Indulto


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 02.Setembro.2020


Na tarde desta terça-feira (1º/09), a equipe da Polícia Civil de Vargem Grande/MA deu cumprimento a mais um mandado de recaptura, desta vez expedido pela Vara de Execuções Penais de São Luís, contra José Marco Campos Pereira, de 25 anos, que estava escondido em uma casa no bairro Soldadinho, em Vargem Grande.

Contatos da PM/Chapadinha

José é condenado pelos crimes de tráfico, associação de tráfico de drogas e roubo qualificado. Segundo o relatório da Polícia Civil, o acusado cumpria pena na Penitenciária de Pedrinhas quando foi beneficiado pela saída temporária do dia das mães, em maio desse ano, e não mais regressou.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

Após a prisão, ele foi encaminhado ao Sistema Penitenciário de Itapecuru- Mirim, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Publicidade


CHAPADINHA | Polícia Prende Indivíduo em Flagrante por Comercialização Ilegal de Munições de Arma de Fogo


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 02.Setembro.2020


Na manhã da última sexta-feira (dia 28/08), por volta das 11h, a Equipe do GSA foi informada que um indivíduo estaria transitando em uma motocicleta Bros de cor preta, de posse de uma mochila com varias munições nas proximidades do Colégio C.E. Dr. Paulo Ramos, localizada na Praça São Raimundo - Centro, em Chapadinha/MA.

Contatos da PM/Chapadinha

De pronto a guarnição deslocou até o local onde o suspeito foi localizado, na abordagem foi encontrado várias munições calibre 36 na mochila. Os Policiais já tinham informações que ele comercializava munições ilegalmente e tinha um estoque grande em sua residência. A guarnição junto com o infrator deslocaram até seu endereço na Rua do Estádio, Bairro Areal, lá encontraram grande quantidade de munição em um cômodo da casa.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

O indivíduo foi preso e conduzido a Delegacia junto com a munição apreendida para os procedimentos cabíveis.

MATERIAL APREENDIDO:

- 40 kg de chumbo;
- 104 tubos de pólvora Cascavel;
- 266 tubos de pólvora verde;
- 150 munições 38;
- 180 munições 32;
- 10 munições 380;
- 50 munições 44;
- 146 estojos 32;
- 113 estojos 20;
- 44 estojos 36;
- 66 cartuchos 28;
- 44 cartuchos 32;
- 68 cartuchos 36;
- 28 cartuchos 12;
- 126 cartuchos 20;
- 500 espoleta;
- 02 cx de ouvidos espingarda;
- 01 cx de espoletas;
- 02 estojos com óculos;
- 01 relógio dourado;
- R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) em dinheiro;
- 01 aparelho celular preto;
- 06 cartões Bancários;
- 01 pendrive;
- 01 carregador Motorola.


Publicidade


ANAPURUS | Secretaria de Saúde Realiza Palestras Alusivas ao "Agosto Dourado" em Todas as Unidades de Saúde do Município


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 02.Setembro.2020

Ascom - P.M.A.

A prefeitura de Anapurus/MA, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando em todas as suas unidades a campanha "Agosto Dourado", com palestras e orientações sobre a importância do aleitamento materno.



A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda iniciar a amamentação nos primeiros 60 minutos de vida. O aleitamento materno deve ser mantido de forma exclusiva até os seis meses de vida da criança.




O leite materno ainda é o mais rico alimento encontrado na natureza. A amamentação garante o fortalecimento do sistema imunológico da criança, prevenindo infecções e doenças, além de colaborar com o melhor desenvolvimento físico e mental da criança.


Publicidade


Arquivo do blog