WebNet

WebNet

sábado, 2 de maio de 2020

Jovem de 21 Anos Morre Eletrocutada ao Pisar em Extensão Ligada a um Tanquinho de Lavar Roupas

A jovem ainda chegou a ser levada para o
hospital, mas não resistiu à gravidade e morreu


Chapadinha (MA) - Sábado, 02.Maio.2020


Uma tragédia aconteceu na noite da última quarta-feira (29/04), no bairro Outra Banda, no município de São Bento, na baixada maran
hense.

A jovem Isadora Brenha de 21 anos de idade morreu após ser vítima um choque elétrico, segundo informações ela teria deixado ligado um tanquinho de lavar roupas e a água transbordou, Brenha que estava deitada, ao levantar teria pisado em cima da extensão que o tanque estava ligado, ela começou a pegar choques, um irmão de Brenha que tentou socorrê-la ainda chegou a pegar choques também.

A jovem ainda chegou a ser levada para o hospital, mais não resistiu à gravidade e morreu. Brenha era funcionária da Ótica Marcelle, da cidade de São Bento/MA.

A família da jovem está em desespero com o ocorrido, por meio das redes sociais amigos lamentam e choram a sua partida de forma trágica.

O blog se solidariza com a família nesse momento de muita dor e tristeza.


Publicidade


ANAPURUS | Vídeo: Helicóptero Leva Alimentos às Vítimas de Enchentes na Zona Rural


Chapadinha (MA) - Sábado, 02.Maio.2020







Publicidade


CHAPADINHA | NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE: Prefeito Magno Bacelar Tem Resultado NEGATIVO para COVID-19


Chapadinha (MA) - Sábado, 02.Maio.2020

SECOM


Lamentando a persistente prática e boatos e notícias falsas neste grave momento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vem a público para repor a verdade sobre a testagem do prefeito Dr. Magno Bacelar para coronavírus, realizada na manhã deste sábado (dia 02/05).

Após apresentar sintomas semelhantes aos da Covid-19, o prefeito Magno Bacelar realizou exames e antes do resultado uma série de boatos afirmando irresponsavelmente o diagnóstico como sendo positivo invadiram as redes sociais.


O prefeito Magno foi assistido pelas mesmas equipes que atendem à população e resultado de seu exame deu negativo para Covid-19.

Em contato com a Vigilância Epidemiológica, o prefeito autorizou a divulgação do resultado de seu exame e disse que pretende se dirigir pessoalmente à população de Chapadinha nas próximas horas.




NINA RODRIGUES | Mesmo Sem Casos Confirmados, Prefeito Fecha o Município em Razão do Coronavírus

Barreira passa a funcionar 24h


Os moradores só poderão sair da cidade em casos excepcionais e com autorização dada em barreiras sanitárias.

Chapadinha (MA) - Sábado, 02.Maio.2020

Por Rafael Cardoso, G1 MA — São Luís

O prefeito da cidade de Nina Rodrigues, Rodrigues da Iara (PDT), decretou o fechamento de toda a área territorial do município para a entrada e saída de pessoas, inclusive de familiares dos moradores.


A medida é válida da meia-noite deste domingo (3) até o dia 15 de maio e acontece em razão do novo coronavírus, mesmo a cidade não tendo nenhum caso confirmado.

Rodrigues da Iara (PDT) - prefeito

De acordo com o prefeito, um dos motivos para o fechamento da cidade é que muitas pessoas devem sair de São Luís e viajar até Nina Rodrigues por conta do lockdown’ que acontecerá na terça-feira (5). Nina Rodrigues fica a cerca de 113 km da capital.

O decreto de fechamento do município proíbe entrada e saída de pessoas, com algumas exceções:

- Para profissionais no exercício de seu trabalho;
- Compra de alimentos e máscaras que não sejam encontrados dentro do município; 
- Motivos familiares para assistência a pessoas de grupo de riscos que se encontrem em outras cidades.

Mesmo nos casos excepcionais, a prefeitura afirma que os deslocamentos só poderão ocorrer com o uso de máscaras e após o recebimento de uma Autorização de Deslocamento, que poderá ser recolhida em barreiras sanitárias em funcionamento no município.

Transporte por automóveis

O decreto também proíbe a entrada de vans, carros pequenos, micro-ônibus, veículos de passeio particular, mototaxistas e motos particulares, com as seguintes exceções:

- Para veículos de particulares a trabalho ou missões religiosas; 
- Para veículos de particulares com pessoas do grupo de risco; 
- Para veículos de abastecimento de combustível, gás, padarias, produtos alimentícios para comércios e lojas em geral, e outros produtos imprescindíveis à população; 
- Veículos de prestadores de serviços em geral, que atuam no território do município; 
- Ambulâncias e viaturas da Polícia Militar e Polícia Civil; 
- Veículos de autoridades públicas, responsáveis pelo controle da gestão pública municipal, estadual e federal; 
- Carros-fortes, veículos abastecedores de correspondentes bancários e Casa Lotérica.


Publicidade


CHAPADINHA | COVID-19: Com 11 Novos Casos, Boletim Contabiliza 44 Diagnósticos e Confirma Transmissão Comunitária

Nenhuma descrição de foto disponível.

Chapadinha (MA) - Sábado, 02.Maio.2020

SECOM

O boletim da Vigilância Epidemiológica contabilizou, neste sábado (02/05), 44 (quarenta e quatro) diagnósticos de Covid-19 no município, com 11 novos casos de ontem (sexta, 1º/Maio) pra hoje (sábado, 02). São 35 (trinta e cinco) ativos e 09 (nove) considerados curados ou recuperados.

Os casos suspeitos são 39 (trinta e nove), 46 (quarenta e seis) foram descartados, 09 (nove) curados e permanecemos com nenhum óbito registrado em Chapadinha.

Sobre a evolução clínica temos os 09 (nove) curados ou recuperados, 02 (dois) pacientes internados em leito clínico de isolamento na UPA e 33 (trinta e três) pessoas em isolamento domiciliar.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirmou que Chapadinha já entrou na etapa da transmissão comunitária do coronavírus, fase em que o vírus começa a circular entre a população do município, sem relação com viagens ou contato com pessoas de fora e indica que todos os cuidados preventivos de higiene, uso de máscaras e isolamento social precisam ser redobrados.




Publicidade


CHAPADINHA - Armazém PARAÍBA Comunicado...


Chapadinha  (MA) - Sábado, 02.Maio. 2020

Conteúdo Publicitário 

O Paraíba - em Chapadinha, estará em funcionamento de Segunda à Sábado, das 8h30 às 14h, somente para recebimento de prestações.



Publicidade


sexta-feira, 1 de maio de 2020

BARRA DO CORDA | Gil Lopes Promulga Lei que Garante 60% dos Precatórios do FUNDEF aos Profissionais da Educação



Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 1º.Maio.2020

Por Minuto Barra

O Presidente da Câmara Municipal de Barra do Corda/MA, vereador Gil Lopes, promulgou, no início da noite da última quinta-feira (30/Abril) a Lei Municipal Nº 873/2019 de autoria do vereador Jaile Lopes e que foi aprovada por todos os vereadores onde garante que, 60% dos precatórios do FUNDEF sejam destinados para os profissionais da Educação.

O Projeto foi aprovado no final do ano passado e encaminhado ao prefeito Eric Costa para sancionar ou vetar. Ocorre, que o prefeito sequer vetou ou sancionou. Com isso, a Lei aprovada retornou ao presidente Gil Lopes que detém do poder para promulgar toda e qualquer Lei que o prefeito deixe de sancionar ou vetar.

Recorte do documento aprovado

É a terceira vitória dos profissionais da Educação desde o final de 2019 quando o projeto foi aprovado. No mês de março, o juiz Queiroga Filho atendeu um pedido da Associação Nacional dos Servidores Públicos e determinou o bloqueio antecipado dos 60% dos precatórios do FUNDEF para que sejam destinados aos profissionais da Educação.

Parabéns a todos os vereadores!! Parabéns ao Juiz Queiroga Filho e parabéns ao Presidente Gil Lopes por consagrar essa grande vitória aos profissionais da Educação do município de Barra do Corda/MA.


Publicidade


BREJO | 16º BPM: Policiais Militares Desarticulam Mais um Ponto de Venda de Drogas na Cidade


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 1º.Maio.2020

Ascom/16º BPM

Dando continuidade às ações no combate ao tráfico de drogas, na cidade de Brejo-MA, policiais militares do 16º Batalhão desarticularam uma "Boca de Fumo" e levaram às mãos da justiça mais um traficante.

Contatos da PM/Chapadinha

A guarnição de serviço obteve informação de que o indivíduo de alcunha "Daví", preso em flagrante de delito, na última terça-feira (dia 28 de abril), por tráfico de drogas, tinha um cúmplice, identificado como "Wanderson", e que o mesmo era responsável pelo armazenamento e proteção das drogas que recebiam.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

De posse dessas informações, e junto à Polícia Civil, deslocaram-se até a residência do suspeito, por volta das 10h30min, da última quinta-feira (30 de abril). Chegando ao local encontraram o mesmo, que após ser indagado sobre as informações, confirmou a veracidade dos fatos e entregou todo o material que estava sob sua guarda.

De posse do material apreendido, os policiais deram voz de prisão ao mesmo, que foi apresentado na Delegacia para os procedimentos que o caso requer.

MATERIAL APREENDIDO:
- Noventa e oito (98) papelotes de maconha pronto para distribuição;
- Uma sacola com maconha, pesando mais de 1kg;
- Dez (10) pedras de crack;
- Uma arma de fogo cal. 32;
- Dois (02) cartuchos cal. 36;
- Gaiola com Pássaro Silvestre;
- R$ 66,00 (Sessenta e seis reais) em dinheiro.


Publicidade


CHAPADINHA | Prefeito Magno Bacelar Decreta Fechamento do Comércio e Anuncia Medidas Contra Aglomerações em Bancos e Lotéricas


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 1º.Maio.2020

SECOM

Em decreto assinado nesta sexta-feira (dia 1º de Maio), o prefeito Magno Bacelar estabeleceu o fechamento do comércio não essencial em Chapadinha, suspensão de aulas até dia 29/05 e determinou, ao Comitê Municipal de Prevenção e Combate ao Covid-19, uma série de efetivas medidas de disciplinamento dos serviços de casas lotéricas e rede bancária.

O decreto que determinou o fechamento do comércio não essencial a partir deste sábado (dia 02 de maio), levou em conta o surgimento de novos casos de Covid-19, as projeções científicas que preveem a fase mais dramática desse quadro nas próximas semanas e observou a decretação judicial do lockdown (bloqueio total) na região de São Luís.

Ainda de acordo com o decreto, o fechamento do comércio é por dez dias, podendo ser prorrogado após reavaliação do cenário pelos profissionais de saúde e vigilância sanitária. O decreto enumera as atividades consideradas essenciais e frisa a necessidade de que estas observem criteriosamente as regras sanitárias. (lista na reprodução integral do decreto, que será publicada em instantes).

Recorte do Decreto

Lotéricas e Bancos

O prefeito Magno também determinou às Secretarias de Saúde e Segurança Pública Municipal a efetivação de ações de fiscalização para coibir aglomerações em casas lotéricas em nos espaços externos das agências bancárias.

Entre as medidas, o prefeito Magno definiu a interdição de vias próximas aos perímetros das casas lotéricas e da agência da Caixa Econômica Federal (CEF), onde deverão ser adotadas as medidas de sinalização, balizamento e desvio do tráfego.

Além das determinações do decreto, a prefeitura vai adotar providências adicionais como a mobilização de equipes de monitoramento em cada estabelecimento, com agentes de segurança e saúde orientando e fiscalizando o cumprimento das indicações sanitárias.

Na questão de infraestrutura e equipamentos, a prefeitura vai montar tendas e disponibilizar banheiros químicos nas imediações das lotéricas.


Publicidade


CHAPADINHA | Com Novos 05 Casos Confirmados, Aumenta para 33 o Números de Infectados pelo Coronavírus


BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO ATUALIZADO COM 33 DIAGNÓSTICOS, 5 NOVOS CASOS E 6 CURADOS EM DE CHAPADINHA

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 1º.Maio.2020


SECOM


A Vigilância Epidemiológica fechou o boletim desta sexta-feira (dia 1º de maio) com o total de 33 (trinta e três) diagnósticos de Covid-19 no município. São 27 (vinte e sete) ativos e 06 (seis) considerados curados ou recuperados.

Os casos suspeitos são 37 (trinta e sete) e 42 (quarenta e dois) foram descartados, 06 (seis) curados e mantido nenhum óbito registrado em Chapadinha.

Sobre a evolução clínica temos os 06 (seis) curados ou recuperados, 01 (um) paciente internado em leito clínico de isolamento na UPA e 26 (vinte e seis) pessoas em isolamento domiciliar.

O prefeito Dr. Magno Bacelar, em conjunto com o Comitê Municipal de Prevenção e Combate ao Covid-19 de Chapadinha, vai editar – nas próximas horas – um novo decreto alterando as regras de isolamento social e anunciar medidas emergenciais de efetivo enfrentamento a aglomerações verificadas em casas lotéricas e rede bancária.


Publicidade


Inaugurados Restaurantes Populares de Belágua e Milagres do Maranhão

Com essas unidades, o Maranhão chega a
50 restaurantes em funcionamento

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 1º.Maio.2020

Priorizar a segurança alimentar dos maranhenses mesmo em tempos de crise sanitária. Com esse objetivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), entregou na última quinta-feira (30/04), mais dois Restaurantes Populares no Maranhão. Os municípios contemplados foram Belágua e Milagres do Maranhão, que fazem parte dos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Com essas unidades, o Maranhão chega a 50 restaurantes em funcionamento.

Para o secretário Márcio Honaiser, é gratificante cumprir com o compromisso que o Governo do Estado assumiu com os maranhenses, garantindo saúde e alimentação de qualidade.

Os equipamentos de segurança alimentar do Maranhão são referência para vários estados. Além de refeições elaboradas por nutricionistas, os restaurantes oferecem capacitações, atendimentos de saúde e auxiliam na economia local, adquirindo 30% dos produtos alimentícios utilizados, dos agricultores familiares. Em abril, inauguramos 05 restaurantes populares diante de uma crise econômica e sanitária que assola o mundo inteiro. Isso comprova o nosso trabalho diário em construir um Maranhão melhor”, afirmou o secretário.

Publicidade

O prefeito de Belágua, Herlon Costa, agradeceu pelo equipamento que vai beneficiar 200 pessoas diariamente com alimentação balanceada e nutritiva. “Agradeço pela refeição de qualidade e acessível para quem mais precisa. A saúde depende de uma alimentação saudável, que nesse momento é primordial para todos, principalmente para a população de Belágua”, pontuou o prefeito.

Dona Cleide, de Milagres do Maranhão, disse que ficou feliz pela chegada do restaurante, que vai ajudar na economia e nos afazeres em casa. “Vou comer bem, vou economizar, e ainda vou ter mais tempo livre, porque não vou mais ter que cozinhar todos os dias. Agradeço pelo restaurante na nossa cidade, estávamos ansiosos pelo dia que ele começaria a funcionar”, disse.

Os restaurantes seguem cumprindo com todas as medidas de prevenção ao Covid-19. As refeições são disponibilizadas em embalagens descartáveis, com higiene reforçada do local e dos funcionários. Nas filas para aquisição das fichas, as pessoas devem manter a distância de 2 metros uma da outra. É obrigatório o uso de máscaras para funcionários e usuários do local. Cada pessoa pode comprar até três refeições, desde que apresente os documentos de identificação de quem irá consumi-las.


Publicidade


CDL Chapadinha: Homenagem ao "Dia do Trabalhador"


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 1º.Maio.2020


Publicidade


CHAPADINHA | Policiais (GSA) Apreendem 02 Armas de Fogo e Recuperam Moto Roubada, no Bairro Recanto dos Pássaros


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 1º.Maio.2020


O Grupo de Serviços Avançados (GSA), durante patrulhamento no bairro Recanto dos Pássaros, na última quarta-feira (29 de abril), apreendeu duas armas de fogo e duas motocicletas. Na operação, foram presos 03 (três) indivíduos e uma adolescente de 14 anos também foi apreendida.

Contatos da Polícia Militar/Chapadinha

Por volta do meio-dia, os policiais militares do Grupo de Serviço Avançados (GSA), do 16.º BPM, realizavam rondas pelo bairro Recanto dos Pássaros. Em seguida, ao abordarem dois suspeitos que trafegavam em uma moto POP 100, encontraram com um dos mesmos, conhecido por "Jheson", um revólver calibre 38.

Em ato contínuo, o Grupamento solicitou apoio do Esquadrão Águia, que juntos deslocaram-se até a residência do segundo suspeito, conhecido por "Wesley". No local, foi encontrada uma motocicleta, marca Honda, modelo 150 titan, cor vermelha, Chassi 9C2KC1660FR500670, em posse de outro indivíduo conhecido por "Wellington", que constava como produto de roubo.

As guarnições fizeram busca na residência e também encontraram uma garruncha calibre 20, embaixo de uma cama, onde a adolescente, companheira do Wesley, confessou ter escondido.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

Os conduzidos foram apresentados na Delegacia com o material apreendido, para que fossem tomadas as devidas providências que o caso requer. 

MATERIAL APREENDIDO:
- Um Revólver calibre 38, n° 1637967;- Uma arma de fogo de fabricação artesanal (garrucha) cal 20;- Seis munições cal 38 intactas;- Sete munições cal 20;- Uma motocicleta Honda pop 100, placa PTN 5291, cor preta;- Uma motocicleta Honda 150 titan cor vermelha Chassi 9C2KC1660FR500670;- R$ 52 (cinquenta e dois reais) em dinheiro;- Quatro aparelhos celulares;- Uma porção de maconha;- Um relógio na cor prata.


Publicidade


ANAPURUS | Prefeitura em Parceria com o Governo do Maranhão Leva Cestas Básicas a Comunidades Isoladas com Auxílio de Aeronave


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 1º.Maio.2020


Nas últimas semanas a Prefeitura de Anapurus tem prestado apoio a todas as famílias vitimadas pelas enchentes que ocorreram por conta das fortes chuvas no município.

Mais de dez casas desabam na enchente do Rio Preto em Anapurus-MA ...

Relatórios da Secretaria Municipal de Assistência Social apontam que mais de 30 casas desabaram e uma dezena ainda maior está em situação de risco, números que podem aumentar conforme a realização de novos levantamentos.


Diversas comunidades foram afetadas pelo aumento repentino do nível das águas do Rio Preto. Durante expedições, somente carros traçados conseguiram (com dificuldades) chegar a áreas afetadas e em cenários mais críticos, somente com a utilização de canoa.

Prefeitura de Anapurus intensifica ações de apoio a famílias ...

Na tarde da última quarta-feira, 29 de abril, a Prefeitura de Anapurus, através de solicitação feita pela prefeita Profa. Vanderly, foi beneficiada com o apoio de uma aeronave do CTA (Centro Tático Aéreo) para auxiliar nas entregas das cestas básicas na zona rural do município.



A região onde ficam situados os Povoados Guadalupe, Guabiraba e Cocal puderam receber as cestas básicas que chegam em boa hora como auxílio em um momento onde a população sofre com as cheias. Várias pessoas tomaram prejuízos por conta desse acontecimento.




Foram entregues no primeiro momento 80 cestas básicas e mais 90 cestas foram entregues na quinta-feira (30 de abril), no Povoado Guadalupe e localidades vizinhas.

ChapadinhaSite.blogspot.com.br: ANAPURUS | Prefeitura com Apoio da ...

Mais de dez casas desabam na enchente do Rio Preto em Anapurus-MA ...

A ação conta com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e equipe da Prefeitura.


Sorteio Neste Domingo (03/Maio)

( Publicidade )


Arquivo do blog