WebNet

WebNet

sábado, 13 de junho de 2020

MA | Governo do Estado Distribui Mais 50 Mil Testes Rápidos para os Municípios Maranhenses

Jacyara Saraiva (gestora regional de Saúde) entregando o
material ao secretário municipal de Saúde de Chapadinha, Eli Monteiro

Chapadinha (MA) - Sábado, 13.Junho.2020


O Governo do Estado iniciou a distribuição de mais 50 mil testes rápidos para detecção da Covid-19. Os testes foram enviados para as 19 Unidades Regionais de Saúde e, com isso, os 217 municípios maranhenses receberam os novos kits para exames em pessoas com suspeita do vírus.

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha
recebendo o material das mãos da gestora regional, Jacyara Saraiva


Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Maranhão já realizou mais de 93 mil testes para a detecção da doença; o terceiro maior número de testes do país. “Quaisquer medidas relacionadas ao enfrentamento à pandemia partem do princípio de que é necessário conhecer o quadro epidemiológico do Maranhão, por meio da detecção de novos casos e ritmo do contágio do vírus. Tão importante quanto distribuir testes é a notificação dos municípios quanto aos casos positivos e descartados”, explicou o secretário de Estado da Saúde Carlos Lula.

Entrega no município de Mata Roma

O coordenador das Unidades Regionais de Saúde, Aristeu Marques, ressalta que a quantidade de testes distribuída para cada município leva em conta questões populacionais e epidemiológicas. “Utilizamos um parâmetro estipulado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), onde recebemos uma planilha prévia que contempla cada etapa de distribuição”, explica.


No quesito distribuição, nós fazemos uma logística para, em um só dia, conseguir atingir todas as 18 Regionais de Saúde mais a Metropolitana. O transporte dos testes é realizado através de veículos refrigerados”, acrescenta.

O material disponibilizado para os municípios através de kits, contém 20 testes cada, distribuídos nos dias 11 e 12 de junho, quando as Regionais de Saúde funcionaram em regime de plantão para realizar a entrega aos municípios.

Anteriormente, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já havia distribuído mais de 100 mil testes para as Secretarias Municipais de Saúde das 217 cidades do Maranhão.


Publicidade


Auxílio Emergencial: Caixa Pagará 4,9 Milhões para Novos Cadastrados

Crédito cairá na conta na terça-feira (16) e na quarta-feira (17)
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Chapadinha (MA) - Sábado, 13.Junho.2020


A Caixa anunciou neste sábado (13) que pagará o auxílio emergencial para 4,9 milhões de novos cadastrados na próxima semana. O repasse de valores relativos ao benefício vai movimentar mais de R$ 3,2 bilhões.

Por terem sido admitidos no programa recentemente, esse grupo receberá a primeira parcela do benefício. Pelo agendamento divulgado pelo banco, o crédito será feito na conta desses brasileiros na próxima terça-feira (16) e quarta-feira (17).

Na terça-feira (16), a previsão é o recebimento por aqueles nascidos entre janeiro e junho. Já na quarta-feira (17) será a vez das pessoas com data de nascimento entre julho e dezembro. Os beneficiários poderão movimentar digitalmente os recursos utilizando o aplicativo 'Caixa Tem', que permite transações e pagamentos com QR Code.

Já o saque em dinheiro deverá seguir calendário próprio, iniciando em julho e variando a cada dia de acordo com a data de nascimento.

Publicidade

Segundo a instituição, a definição de datas específicas de acordo com o calendário fixado pelo Ministério da Cidadania foi adotada para evitar aglomerações nas unidades de atendimento. No início do pagamento do auxílio, foram registradas longas filas em agências da Caixa em diferentes cidades do país.

As datas para o recebimento da segunda parcela ainda não foram divulgadas pelo Ministério da Cidadania e serão informadas posteriormente pelo órgão.

Leia também:

Leia matéria na íntegra - Clique aqui.


Publicidade


MA | COVID-19: Número de Pessoas Recuperadas é Maior que os Casos Ativos, no Estado

Pacientes recuperados - Hospital Regional de Chapadinha (HRC)

Chapadinha (MA) - Sábado, 13.Junho.2020


O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na última quinta-feira (11) mostrou que, primeira vez desde o início da pandemia, o número de pessoas recuperadas é maior quer o número de casos ativos da Covid-19 em todo o Maranhão. São 29.518 pessoas recuperadas e 24.802 casos ativos do novo coronavírus.

SES-MA: Números atualizados na noite da última sexta-feira (12)

O número total de casos no Estado é de 55.680 com 1.360 óbitos registrados até o momento. Ao todo, já foram realizados 103.159 mil testes para Covid-19, com 46.905 descartados e 780 casos continuam sob suspeita.

Leia também:

Leia matéria na íntegra - Clique aqui.



Publicidade


TUTÓIA | 16º BPM: PM's em Conjunto com o BPRv, Prendem Indivíduos com Armas de Fogo e um Carro Roubado


Chapadinha (MA) - Sábado, 13.Junho.2020


No fim da tarde da última quarta-feira (10), a guarnição de serviço, no momento que realizava patrulhamento na região da Praia da Barra, na cidade de Tutóia - município distante 210 km de Chapadinha, - avistou um veículo suspeito com 4 elementos a bordo. Desse modo, foi dada ordem de parada aos indivíduos e os mesmos empreenderam fuga, sendo feito o acompanhamento tático pela viatura e em seguida a intercepção do veículo.

Contatos da PM/Chapadinha

Os policiais militares de imediato, conseguiram imobilizar três indivíduos, sendo que o quarto conseguiu fugir e se homiziar em uma casa próxima. A guarnição entrou em contato com o Capitão Comandante da Companhia, para informar a situação e pedir apoio. Assim o Capitão se deslocou até o local da ocorrência, e também solicitou apoio a uma Equipe do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário-BPRv, que se encontrava em operação na região dos Lençóis maranhenses, estando em Tutóia na hora do fato.

Desse modo, foi feito o cerco na casa em que o elemento estava escondido e então foi possível capturá-lo. Foram encontradas duas armas de fogo em poder dos elementos. Após averiguação, com o apoio da equipe do BPRv, também foi constatado que o veículo, um Renault Kwid, estava com a placa adulterada e com registro de roubo e que todos os indivíduos seriam suspeitos de praticarem assaltos a banco, entre outros crimes, sendo que um dos homens tinha um mandado de prisão por homicídio em aberto.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

Os elementos capturados, juntamente com todo o material apreendido, foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Barreirinhas para as providências legais cabíveis.

MATERIAL APREENDIDO:

1 - Um revólver Rossi cal. 38 n° D358388;
2 - Um revólver Taurus cal. 38 com numeração suprimida;
3 - Nove munições cal. 38 intactas;
4 - Um veículo Renault Kwid, de cor branca e com placa adulterada;
5 - Três aparelhos celulares SAMSUNG;
6 - Um relógio watch preto;
7 - A quantia de R$ 81,00 (oitenta e um reais).


Publicidade


MA | Caixa Abre 22 Agências (Incluindo, Chapadinha!) para Saque de 'Auxílio Emergencial' Neste Sábado (13)

Agência da CAIXA em Chapadinha / Foto: Reprodução

Atendimento será realizado entre às 8h e às 12h.

Chapadinha (MA) - Sábado, 13.Junho.2020

Imirante.com - Com informações da Caixa Econômica Federal

A CAIXA vai abrir, neste sábado (13), 22 agências no estado do Maranhão (incluindo a de Chapadinha - *grifo nosso) para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial, das 8h às 12h. A segunda parcela do benefício, que já havia sido antecipada para uso digital por meio do aplicativo 'CAIXA Tem', vem sendo disponibilizada para saque em espécie e transferências, de acordo com calendário, para aqueles que receberam a primeira parcela até 30 de abril. Ao todo, 680 agências estarão abertas novamente em todo o país.

Os beneficiários nascidos entre os meses de janeiro a novembro já contam com a possibilidade de realizar saques ou transferências bancárias. A partir deste sábado, será a vez dos nascidos em dezembro, que poderão sacar a segunda parcela nas máquinas de autoatendimento ou nas unidades lotéricas, além de transferir valores para contas da CAIXA ou de outros bancos.

Para sacar, é necessário gerar um código autorizador (token) no aplicativo CAIXA Tem. Caso os beneficiários tenham dificuldade para gerar o código, esse serviço poderá ser realizado nas agências da CAIXA.

Confira a relação de agências da Caixa que funcionarão no Maranhão neste sábado (13):


Atendimento nas agências

A CAIXA reforça que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem em uma das 680 agências neste sábado, das 8h às 12h, serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua até o último cliente.

O banco fechou parceria com cerca de 1.280 prefeituras em todo o país para reforçar a organização das filas e manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. A triagem nas filas foi reforçada, de forma que aqueles que não estão na data respectiva de pagamento em espécie não permaneçam no local.


Publicidade


CHAPADINHA | Gilnei Baggio Será Empossado como Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Neste Sábado (13)

Gilnei Baggio substitui o sr. José Luzia,
que faleceu em maio

Chapadinha (MA) - Sábado, 13.Junho.2020

O produtor rural Gilnei José Baggio tomará posse da presidência do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha, em cerimônia a ser realiza na manhã deste sábado (13), na sede da entidade em evento reservado para familiares e diretoria.

Gilnei Baggio substitui o senhor José Luzia, que faleceu em maio. O representante do Sebrae-MA, Raimundo Coelho e da Federação de Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Antônio Luiz Batista de Figueiredo, estarão presentes.

*Da Assessoria


Publicidade


sexta-feira, 12 de junho de 2020

CHAPADINHA | COVID-19: Boletim Apresenta 47 Novos Casos; 2.035 Casos Suspeitos; e 1.601 Diagnósticos Totais

Nenhuma descrição de foto disponível.
Foram registrados 47 novos casos em 24 horas

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 12.Junho.2020

Secom

O boletim da Vigilância Epidemiológica contabilizou nesta sexta-feira (12/junho), 1.601 diagnósticos positivos de Covid-19, são 47 novos casos em 24 horas e o número de curados ou recuperados aumentou para 898 em Chapadinha.

São 676 ativos e 898 considerados curados ou recuperados. Os casos suspeitos são 2.035 e 883 foram descartados.

O registro de óbitos subiu para 27 confirmados e há 04 mortes suspeitas de Covid-19.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Números de Casos de Covid-19 por
Localidade da Zona Rural de Chapadinha



Sobre os dados de evolução clínica o boletim traz 11 pessoas utilizando a rede hospitalar: 06 confirmados, 04 suspeitos internados em leito clínico de isolamento na UPA, mantendo ocupação de 52,38% das vagas disponíveis. Houve 01 registro de transferência para o Hospital Regional.


Publicidade


BRASIL | São Paulo Vai Produzir Vacina Contra o Novo Coronavírus

Vacina deve estar disponível no SUS a partir de junho de 2021
© Reuters/Athit Perawongmetha/Direitos Reservados

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 12.Junho.2020


O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na última quinta-feira (11) que São Paulo vai produzir uma vacina contra o novo coronavírus. Isso será possível por uma parceria que foi firmada na última quarta-feira (10) entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech. A vacina é inativada, ou seja, contém apenas fragmentos do vírus mortos ou com baixa atividade. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da covid-19.

João Doria - Governador de São Paulo

Hoje é um dia histórico para São Paulo e para o Brasil, assim como para a ciência mundial. O Instituto Butantan fechou acordo de tecnologia com a gigante farmacêutica Sinovac Biotech para a produção de vacina contra o coronavírus”, falou João Doria, governador de São Paulo. “Essa vacina do Instituto Butantan é das mais avançadas contra o coronavírus. E estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre do próximo ano, ou seja, até junho do próximo ano. Com essa vacina poderemos imunizar milhões de brasileiros”, acrescentou.

Publicidade

A vacina, chamada de CoronaVac, está em fase adiantada de testes. Ela já está na terceira etapa, chamada clínica, de testagem em humanos. “Um coronavírus é introduzido em uma célula do tipo Vero. Essa célula é cultivada em laboratório. O vírus se multiplica. No final, o vírus é inativado e incorporado na vacina, que será aplicado na população”, explicou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. O investimento do Instituto Butantan para os estudos nessa fase clínica é de R$ 85 milhões.

Segundo Dimas, há no mundo hoje 136 vacinas contra o novo coronavírus em desenvolvimento, mas apenas dez delas atingiram a etapa de estudos clínicos. Três estão em fases ainda mais adiantadas de testes e a CoronaVac é uma delas.

*Post resumido. Leia na íntegra - Clique aqui.


Publicidade


CHAPADINHA | Vereador Marcelo Menezes Pede Afastamento da Presidente Vera Lúcia

Vereador Marcelo Menezes

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 12.Junho.2020


O vereador Marcelo Menezes/Cidadania protocolou na manhã desta sexta-feira (12) um requerimento pelo afastamento imediato da vereadora Vera Lúcia da presidência do parlamento municipal, em Chapadinha/MA.

Marcelo alega que a gestão da presidente Vera vem causando transtornos à imagem da Câmara Municipal e citou a recente operação da polícia civil (reveja - clique aqui) como motivo de constrangimento para os vereadores.

Na referida ação, a  Polícia investiga dispensa irregular de licitação e peculato

O vereador defende o afastamento da presidente Vera Lúcia para que a própria Câmara possa apurar as denúncia e esclarecer os fatos à sociedade.

Scanner do Requerimento feito pelo vereador Marcelo Menezes

Regimento

De acordo com fonte jurídica ouvida pelo blog, regimentalmente requerimento não teria força para retirar a presidente e que o instrumento adequado seria uma representação para afastar temporariamente enquanto uma comissão produziria um relatório, que se aprovado destituiria a presidente de forma definitiva. O quórum para o afastamento provisório é de maioria simples (8 vereadores) e pela destituição é de dois terços do parlamento (10 votos).

Votos

Segundo vereadores ouvidos pelo Blog, já há consenso quanto a necessidade do afastamento da presidente e a tendência de momento é de que isso aconteça por unanimidade.

Outro lado

O Blog entrou em contato com a assessoria da Câmara Municipal, mas até o momento não teve resposta.


Publicidade


CHAPADINHA | Lojas LANDRY MÓVEIS: Nossa Homenagem pelo Dia dos Namorados!


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 12.Junho.2020

Conteúdo Publicitário - ChapadinhaSite

Chegou o 12 de junho - 'Dia dos Namorados', e mesmo diante de tantas dificuldades, neste período de distanciamento social, devido a pandemia, estamos aqui para prestar nossa singela homenagem a todos os eternos namorados!


Desejamos muitas felicidades a todos os casais!

Publicidade


CHAPADINHA | O Adeus Ao Amigo Chapadinhense, Zé Maria Quariguasi


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 12.Junho.2020

Lamentamos muito informar o repentino falecimento do Sr. JOSÉ MARIA QUARIGUASI ocorrido por volta das 22h, da noite desta quinta-feita (11/junho), vítima de uma suposta tentativa de assalto.

Ele sofreu a abordagem de uma dupla, por volta das 21h, quando estava na porta de casa, à Rua Mariano Lima, no Bairro Corrente (próximo ao Retorno). A dupla teria tentado tomar-lhe o celular e o alvejou com um disparo de arma de fogo na cabeça.


'Zé Maria' foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e conduzido ao hospital, mas não resistiu. A polícia já está tentando capturar os criminosos.


Quariguasi é membro de uma família bastante conhecida no Maranhão e Piauí, foi um influente empresário do ramo gráfico em Chapadinha e Imperatriz.

*Com contribuição do Blog William Fernandes


quinta-feira, 11 de junho de 2020

CHAPADINHA | Prefeitura Inicia Ampliação de Leitos Garantindo Mais 04 Vagas na UPA


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 11.Junho.2020

Secom

Iniciando um programa de ampliação contínuo da capacidade da UPA para o atendimento exclusivo de casos de Covid-19, a Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde colocou em operação mais quatro leitos no início da manhã desta quinta-feira (11).

Com a ampliação iniciada nesta quinta-feira a ocupação que ontem estava em 94,1% caiu para 52,38% hoje, segundo informação do Boletim Epidemiológico.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Eli Monteiro a ampliação vai continuar e novas vagas serão abertas nos próximos dias. “Por determinação do prefeito Dr. Magno Bacelar já estamos adquirindo equipamentos para abrirmos mais vagas exclusivas para o tratamento da Covid-19 nos próximos dias”, declarou o secretário.

O prefeito Magno Bacelar fez questão de reafirmar compromisso total com o enfrentamento da Covid-19. “Como eu disse desde o início, nós não vamos medir esforços no combate a essa doença perigosa e extremamente contagiosa. A luta é árdua mas com o brilhante trabalho dos profissionais, empenho de nossa gestão e ajuda do povo vamos vencer a pandemia.” - finalizou o prefeito Magno Bacelar.


Publicidade


SANTA QUITÉRIA-MA | Corpo de Homem é Encontrado em Estado de Putrefação, na Zona Rural


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 11.Junho.2020


O corpo de um homem, até o momento não identificado, foi encontrado por moradores próximo ao povoado Enxú, mas já no território de Santa Quitéria do Maranhão, na manhã desta quinta-feira (11). O corpo já estava em estado de putrefação e apresentava marcas de perfuração - não sabemos se feito por tiros ou faca.


Publicidade


CHAPADINHA | Guarda Municipal Prende Dupla de Assaltantes com Arma de Fogo, no Bairro Campo Velho


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 11.Junho.2020


Na noite da última quarta-feira (10), por volta das 23h, durante ronda ostensiva pelo bairro Campo Velho - em Chapadinha, a Guarda Civil Municipal (GCM) se deparou com dois elementos em atitude suspeita nas proximidades do CRAS.

Os mesmos foram abordados pela guarnição e após revista pessoal foi encontrado com a dupla 01 (uma) arma de fabricação caseira (garruncha) 02 (duas) munições intactas, 01 (um) Alicate Turquesa e 01 (um) Isqueiro.

Foi então dado voz de prisão aos dois indivíduos e em seguida conduzidos à Delegacia de Polícia e entregues a autoridade competente para procedimentos legais.


Segundo informações obtidas pelo blog, um dos suspeitos identificado por Josefran - vulgo "Neguinho da França" é suspeito de ter participado do assalto a um blogueiro da cidade. O mesmo já cumpriu pena de 07 anos de prisão em regime fechado no presídio São Luís e na Unidade Prisional de Ressocialização de Chapadinha (UPR) e havia sido posto em liberdade recentemente.

Já seu parceiro - que foi apreendido, se trata de um menor de inicial "M" que deve ser liberado pela justiça por ser menor de idade.


Publicidade


Arquivo do blog