WebNet

WebNet

terça-feira, 14 de maio de 2013

Arte no Campus: Uma Necessidade


Logomarca do projeto. Criação: Saulo Simões 


Por: Ivandro Coelho - Blog Café Pequeno

A universidade é um espaço pluralista de produção e difusão do conhecimento. Mas além de ser um lugar privilegiado para a prática intelectual, deve ser também um espaço de valorização da criação artística, contribuindo assim para consolidar uma identidade cultural própria, baseada na realidade da comunidade em que ela está inserida.

Ao se transformar num ambiente de estímulo à criatividade, a universidade também estará cumprindo seu papel de promover a cidadania, a partir da formação de sujeitos críticos e participativos, capazes de melhorar as condições socioculturais do meio em que vivem. Partindo dessa reflexão, elaborei há três anos – juntamente com a professora Cláudia, que na época lecionava no curso de Ciências Biológicas (hoje ela está na UFPI) – o “Projeto Arte no Campus”, com o intuito de implementá-lo no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais de Chapadinha (CCAA/UFMA).

O projeto previa a realização de shows artístico-musicais no espaço do Campus uma vez por mês, durante um ano. As atividades teriam a participação de artistas locais e regionais, e seriam acompanhadas de mostras de vídeo, exposições (fotografia, pintura, etc.) e espetáculos teatrais, de forma que se promovesse um ambiente cultural diversificado. As apresentações disporiam de estrutura de som, palco e iluminação.

No final do ano passado mostrei o projeto à direção do Campus e a um grupo de estudantes do CCAA. A adesão foi imediata. A professora Andreia, do curso de Ciências Biológicas, também se integrou à equipe e deu sugestões valiosas de como iríamos organizar o evento. Dividimos os alunos em equipes e distribuímos as tarefas (uns ficaram de buscar patrocínio, outros de divulgar a proposta, e assim por diante). A coisa estava indo bem, com o pessoal muito empolgado. O problema é que o período letivo chegou ao fim e o projeto teve de ser adiado.

Agora estamos retomando as conversações. Espero que tudo dê certo dessa vez, afinal é muito importante uma iniciativa que proporcione manifestações artísticas no Campus de Chapadinha. Nosso ambiente acadêmico precisa também ser um local de efervescência cultural, onde circulam e dialogam diferentes ideologias, pensamentos e ações. Além de contribuir para a formação de um público consumidor e produtor de bens culturais alternativos, o projeto também vai possibilitar a integração entre estudantes, professores, funcionários e a comunidade em geral.

O projeto “Arte no Campus” surge, portanto, com a finalidade de transformar o CCAA num ambiente de criação e difusão cultural, estimulando a formação de novas plateias e garantindo um lazer diferente à comunidade universitária. Além disso, busca consolidar uma concepção de universidade como espaço livre para produção do saber e construção social. Isso implica o reconhecimento de que há vários modos de estar na academia e de que é desta diversidade que se enriquece a formação do aluno.


*Ivandro Coêlho,  é professor e jornalista.

Arquivo do blog